Mais

Vivinhos da Silva: Santa Clara vence Larne (0-3) na Liga Conferência

Wendel Silva é congratulado pelos colegas
Wendel Silva é congratulado pelos colegasOpta by Stats Perform, Liam McBurney, PA Images / Alamy / Profimedia

Um golo de Wendel Silva e um bis de Gabriel Silva selaram um triunfo tranquilo do Santa Clara perante o Larne, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência. Superioridade açoriana foi por demais evidente e duelo em São Miguel deverá carimbar a passagem ao play-off.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Depois dos Balcãs, a aventura europeia do Santa Clara teve como destino o Reino Unido e a Irlanda do Norte. O modesto Larne, inesperado campeão em 2023, era o adversário nesta terceira pré-eliminatória da Liga Conferência e, ditava a teoria, o favoritismo estava todo do lado açoriano.

Contudo, a má experiência na Croácia com o Varazdin (derrota por 1-2) e os percalços antes da partida – Lucas Soares e Anthony Carter ficaram em São Miguel, Miguel Pires saiu do onze por desconforto no aquecimento – aconselhavam alguma cautela. E talvez isso ajude a explicar uns primeiros 20 minutos de jogo mais atados, com o Larne a espreitar a possibilidade de surpreender.

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Contudo, ultrapassado o nervosismo, o Santa Clara teve 10 minutos de verdadeira avalanche ofensiva, com três nomes a darem expressão ao domínio açoriano. Frederico Venâncio, central pela esquerda, desequilibrou em condução e pelo passe, mas golos ficaram reservados à sociedade Silva & Silva.

Aos 26 minutos, Gabriel Silva surgiu pela esquerda e cruzou para a pequena área onde apareceu Wendel Silva para finalizar.

Aos 33', Venâncio irrompeu pela área e foi Gabriel a aproveitar a sobra para marcar perante a baliza escancarada. Por fim, aos 36’, Serginho descobriu Gabriel Silva e o avançado bateu o desamparado Rohan Ferguson.

Com um sentimento de impotência no banco, Nathan Rooney ainda lançou Matt Ridley aos 39’ e montou uma defesa a três para tentar consolidar a equipa defensivamente, mas o mal já estava feito. No segundo tempo, o Santa Clara de facto não marcou, mas foi mais por baixar o ritmo do que pela proeza do Larne a proteger a baliza.

Vasco Matos começou a pensar em Famalicão e na primeira jornada da Liga, deu minutos a nome como João Costa, Paulo Victor ou Henrique Pereira e mesmo assim ficou perto do quarto golo, mas Serginho viu o remate já dentro da área ser travado por uma muralha de jogadores adversários. Já nos 10 minutos finais, Vinícius Silva testou a atenção de Ferguson que negou o quarto golo.

Na próxima quinta-feira há novo encontro entre as duas equipas, desta feita em São Miguel, naquilo que se espera que seja o confirmar da passagem do Santa Clara ao play-off.

Homem do jogo Flashscore: Gabriel Silva (Santa Clara).

Os números finais da partida
Os números finais da partidaFlashscore