Recorde as incidências da partida
Gonçalo Inácio (defesa da Seleção Nacional)
Conquista do troféu: "Sinceramente nunca pensei estar aqui aos 23 anos, nunca pensei ganhar um troféu por Portugal. Estávamos muito ansiosos, mas este grupo é fantástico e conseguimos ganhar, após passar por cima do jogo."
Cristiano Ronaldo: "Trabalhamos todos os dias para dar o nosso melhor por Portugal, agora o importante é desfrutar da Liga das Nações, porque merecemos. O Cristiano Ronaldo marcou a nossa geração, cresci a vê-lo jogar e quanto ao Nuno Mendes não tenho palavras para o descrever. É um jogador fantástico."
Mundial-2026: "Vamos dar o nosso melhor e trabalhar para a competição, como sempre fazemos."
Rodrigo Mora (avançado da Seleção Nacional)
Primeira experiência na Seleção Nacional: "O que importa para mim foi ter vencido a Liga das Nações, acho que foi uma experiência muito importante conhecer estes jogadores, todos muito bons. Este ambiente estava incrível, quero agradecer ao míster pela oportunidade e agradecer a este grupo por me ter acolhido tão bem."
A idade não interessa? "Não importa muito, a qualidade nota-se no decorrer do jogo, quero continuar a vir mais vezes e aprender com estes jogadores, e se o míster quiser continuar com eles no campo."
Qual foi o segredo do sucesso? "Acho que foi a união do grupo, a cada oportunidade que tínhamos falávamos uns com os outros e acho que isso foi a chave para ganhar o jogo hoje."
Nuno Mendes (defesa da Seleção Nacional)
Semana mais especial da carreira? "Digamos que sim, é a semana mais especial, é o meu primeiro título pelo PSG, hoje o meu primeiro título por Portugal. Tem um significado especial e estou muito contente."
Uma das melhores exibições da sua carreira? "Sim, uma das melhores, tenho que agradecer aos meus colegas, é continuar a trabalhar, tenho muito pela frente, é só o começo. Melhores do mundo? Não gosto de dar a minha opinião, gosto de mostrar o meu trabalho dentro de campo, é isso que eu sei fazer melhor, as pessoas decidem o que querem e vou continuar a jogar para dar o meu melhor."

Bruno Fernandes (médio da Seleção Nacional)
Sensações: "É sempre especial. Ganhar por Portugal tem um sabor diferente. Obviamente que foi uma época muito difícil para a mim a nível de clube, mas independentemente disso ganhar pelo nosso país, pelo nosso povo , pela nossa família é... espetacular. Ter os meus pais aqui, a minha mulher, filhos, irmão, é sempre especial. Aqui sofremos todos mais. É o nosso país, aquilo que sentimos mais falta quando estamos fora. É isso tudo que faz tudo mais especial. É bonito ver os laços que criámos."
Estratégia no jogo: "Sabíamos que, tanto contra a Alemanha como contra a Espanha, quando eles recuperam a bola tínhamos de ser muito rápidos a reagir. Foi uma das coisas que o mister nos pediu. Demonstrámos em grandes momentos aquilo que podemos fazer. Ganhar hoje é a cereja no topo do bolo."
Desvantagem no marcador: "Em momento algum pensámos que, se tivéssemos em desvantagem, íamos perder o jogo. Sabíamos que tínhamos qualidade para reagir, para dar algo mais, pois temos individualidades que, a qualquer momento."
Nuno Mendes: "O Nuno Mendes hoje... Já não há palavras para descrever aquele rapaz! A energia, a força, a qualidade que ele tem. Mas não é só ele, mas hoje em especial foi o jogador mais para nós."
Penálti marcado: "Pensei que o guarda-redes fosse aguentar até o fim, pois normalmente aguenta. Aquilo que fez torna mais fácil a minha decisão, porque ele acaba por ter de decidir um bocadinho antes."
Mundial-2026: "Queremos estar no Mundial e tentar ganhar mais uma competição. Portugal não entra em nada para perder. Mas antes temos uma qualificação pela frente e vamos fazer de tudo para ter vitórias, dar espetáculo e fazer com que os portugueses cada vez mais se orgulhem de nós."
Renato Veiga (defesa da Seleção Nacional)
Título conquistado: "Foi um grande trabalho por toda a equipa, demonstrámos a qualidade, entrega e união, agora queremos elevar cada vez mais o nome de Portugal e todos os portugueses e queremos dar alegrias às famílias. Os portugueses estão todos a ver e Portugal ficou orgulhoso."
Análise a partida: “Já sabíamos que ia ser um jogo muito difícil contra uma grande seleção, mas eles também sabiam que iam defrontar uma grande seleção e demonstrámos. E estamos todos muito felizes, quisemos todos orgulhar todos os portugueses em casa e cá no estádio a ver, com um grande apoio, e agora é festejar este título que soube muito bem.”
O que significa este troféu? “Para mim jogar por Portugal é tudo. Ganhar por Portugal, é a primeira vez que estou a saborear, ainda não caí muito bem em mim, mas não há nada melhor e quero é orgulhar os meus que estão em casa a ver: a minha mãe, o meu pai, a minha namorada, os meus irmãos, a minha avó, o meu avô, que já cá não está… Jogar por Portugal é tudo, agora é olhar em frente e ver o que vem aí.”
Diogo Costa (guarda-redes da Seleção Nacional)
Grandes penalidades: "O meu foco naquele momento era elevar a aura e ajudarmo-nos uns aos outros. Foi para ajudar a minha equipa e estou muito feliz. Não foi só a minha defesa, todos os penáltis foram muito bem batidos. Estamos muito felizes por este troféu."
Defesa no penálti de Morata: "Se dissesse, iam começar a saber. Confio muito no instinto. Olho para o corpo, para os olhos e depois é muito o sentimento e ir com tudo para a bola."
Seleção Nacional: "É bastante notório que temos uma qualidade imensa. Está à vista de toda a gente que temos qualidade para trazer coisas boas para os portugueses. Mundial? Vamos a isso."
Vitinha (médio da Seleção Nacional)
Final de época de sonho: "Uma semana de sonho. Vou lembrar-me disto para o resto da minha vida. Ganhar três jogos seguidos e dois títulos aqui (na Allianz Arena. E os títulos que foram. É brutal. Estou muito feliz por todos os portugueses e por esta equipa, porque nos merecíamos. Este título é para todos os portugueses."
Afirmação de Portugal: "Quando se ganha um troféu é uma afirmação. É a concretização do trabalho que fizemos ao longo deste tempo. A Liga das Nações era uma competição que queríamos ganhar. Somos os únicos com dois troféus da Liga das Nações, mais um motivo de orgulho e mais um grande desfecho para nós."
Adversário: "A Espanha é uma grande seleção. Roubou-nos a bola, faz nos correr, é difícil. Deve-se ao acreditar, que ainda podemos fazer mais, ganhar o jogo e nunca baixar os braços. Foi isso que fizemos e, felizmente, caiu para nós:"
Penáltis: "Não sou dessa equipa que diz que é lotaria. Há que treiná-los. Nós treinámos. Fomos mais capazes hoje e trata-se mais de capacidade do que de sorte."
Ambição: "Tudo em que nós participámos conseguimos ganhar. Ainda temos o Mundial de Clubes, as forças já não são muitas. Vamos descansar o possível para estarmos no máximo possível para o Mundial de Clubes. Mas é uma época muito longa, muito desgaste, desde que não haja lesões já é uma vitória. Agora, é festejar."
Bola de Ouro: "Não penso nisso, deixo isso para as pessoas. O mais importante são os troféus coletivos. Só depois vem a parte individual."
Bernardo Silva (médio da Seleção Nacional)
Homenagem: "Antes de mais, soube agora que morreu alguém, se não me engano do 3.º para o 2.º piso. Os meus pêsames para a família, que é trágico. É sempre muito triste uma noticia destas num dia tão bonito."
Análise à partida: "Foi um jogo difícil, como esperávamos, e a nossa resiliência, o nosso trabalho, o acreditar até o final fez a diferença. Nos penáltis conseguimos o que queríamos, que era a Liga das Nações. Muito orgulhoso, é mais um título."
Festejos: "Queríamos todos vencer isto. No balneário falámos da agressividade que era preciso para ganhar os nossos duelos, pois era crucial face à qualidade gigante da Espanha. Esse esforço para conseguir esse grande objetivo deixa-nos muito orgulhosos."
Cristiano Ronaldo (avançado e capitão da Seleção Nacional)
Sentimento: "Muita alegria. Primeiro por esta geração, merecia um título. Pelas famílias, tive aqui a minha... Ganhar por Portugal é muito especial. Tenho muitos títulos, mas nada melhor do que ganhar por Portugal. As lágrimas e o dever cumprido."
Sensação de festejar: "É lindo. É a nossa nação. Somos um povo pequeno, mas com uma ambição muito grande. Já vivi em muitos países, já joguei em muitos clubes, mas quando falam em Portugal é um sentimento especial. Sendo capitão desta geração, é um orgulho."
Segunda Liga das Nações: "Ganhar um título é sempre o auge numa seleção. O futuro é a pensar curto prazo. Tive lesão e aquilo foi a mais, a mais... Forcei, porque pela Seleção tens de forçar."
Lesão: "Já tinha sentido no aquecimento, já vinha há algum tempo. Mas pela Seleção se tivesse de partir um perna, partia. É um título, tinha de jogar e dei o meu máximo, fui até onde pude. Ajudei com um golo."
Roberto Martínez: "Fico muito contente por ele, por ser um espanhol, por ter dado o máximo dele pelo nosso país. É um título que já ganhámos, mas esta é a nossa motivação, é a nossa fome."
Futuro: "Praticamente não vai mudar nada. Al Nassr? Sim."
Rúben Dias (defesa da Seleção Nacional)
Felicidade: "Estou muito feliz. É diferente ganhar um título pelo nosso país. Acredito que toda a gente esteja orgulhosa em casa. As pessoas no estádio assim o demonstraram. Vamos ver o que vai acontecer amanhã (hoje). Esperemos ter a oportunidade de celebrar com o país todo. É obviamente muito especial. Fora o título em si, obviamente chegámos à final four, mas, na final four, ganhámos à Alemanha e à Espanha. A nível de confiança e bom feeling para o que está para vir, é um bom passo para nós".
Ambição: "A ambição é muita sempre. Temos uma equipa que nos permite sonhar alto. O nosso segredo vai ser a capacidade que vamos ter de nos juntar a cada nova ocasião, a cada estágio. Potencial temos e muito. Se estamos no nosso máximo potencial? Nem perto. Foi uma boa demonstração do caminho que temos de seguir para aproveitarmos o que temos".
Mundial-2026: "Obviamente, a ambição é essa (vencer o Mundial-2026). Temos capacidade. Ninguém aqui é cego. Temos muita qualidade individual e coletiva. Temos de fazer a parte coletiva fazer funcionar da forma mais eficiente possível”.