Mais

Dinamarca tenta convencer o avançado mais letal da Europa para defrontar Portugal

Mika Biereth em ação contra o Reims
Mika Biereth em ação contra o ReimsIcon Sport / ddp USA / Profimedia
A julgar pela falta de poder de fogo no ataque da Dinamarca e pela atual onda de gols de Mika Biereth, não há dúvida de que o atacante de 22 anos do Mónaco, que atualmente é um dos nomes em maior destaque da Europa, quase certamente será convocado para a equipa dinamarquesa de Brian Riemer para os próximos jogos da Liga das Nações contra Portugal. Mas a questão é: será que ele quer jogar pela Dinamarca?

O atacante do Mónaco, que já bateu o recorde de Zlatan Ibrahimovic na Ligue 1 com nada menos que três hat-tricks e 10 gols no total em sete jogos, ainda não escolheu a seleção que quer representar.

Biereth, que foi contratado pelo Mónaco por 13 milhões de euros ao Sturm Graz em janeiro, disputou cinco jogos pela seleção dinamarquesa de sub-19 e seis jogos pela de sub-21, mas isso não significa necessariamente que vá alinhar pela Dinamarca contra Portugal, uma vez que ainda se pode dar ao luxo de escolher entre quatro nações diferentes, pois nunca disputou um jogo oficial com uma equipa prinicpal.

Nascido em Londres, em 2003, filho de pai dinamarquês-alemão e mãe bósnia, Biereth também pode jogar pela Bósnia, Alemanha e Inglaterra

"Não estava à espera destas perguntas há um mês e meio, mas o sucesso traz-nas naturalmente. É uma situação única - poucos jogadores podem representar quatro países. A escolha é minha", disse Biereth após a partida de sexta-feira contra o Reims

Em termos simples, de acordo com as regras da FIFA, é possível jogar por:

- O país onde nasceu; ou

- Se os seus avós nasceram num determinado país, pode jogar por esse país; ou

- se for casado com um cidadão de outro país, pode jogar por esse país; ou

- Se for um cidadão naturalizado (vive e trabalha) num país, pode jogar por esse país.

Se um jogador representou um país nas camadas jovens (menos de 23 anos), pode candidatar-se a mudar de seleção, desde que não tenha jogado pela seleção principal num jogo competitivo.

O treinador da seleção dinamarquesa, Brian Riemer, esteve sexta-feira à noite no Mónaco para verificar a atual forma de Biereth no jogo contra o Reims, em que o avançado de 22 anos fez o seu terceiro hat-trick.

Riemer anunciou anteriormente que nunca escolheria apenas um jogador para a seleção dinamarquesa, de forma a evitar que este jogasse por outras nações, por respeito ao resto do plantel dinamarquês. Mas, tendo em conta que Riemer não tem à sua disposição uma série de avançados em grande forma e que o melhor marcador do campeonato belga, Kasper Dolberg, está provavelmente de fora devido a uma lesão no joelho, seria uma surpresa de enormes proporções se Biereth não fosse incluído na convocatória dinamarquesa que será anunciada na terça-feira.

Os números de Biereth
Os números de BierethFlashscore