O jogador do Barcelona já tinha duplicado a sua competição no ano passado com o Europeu e os Jogos Olímpicos, o que teve as suas consequências físicas, pois assim que entrou na pré-época da sua equipa, quase sem férias, sofreu uma lesão muscular que complicou o seu início de época.
E apesar de o próprio Fermín ter dado o seu consentimento e vontade de voltar a jogar mais dois torneios este ano, o seu clube não gostou nada de o ver novamente desgastado e incapaz de descansar depois de uma longa época. No final, com o acordo de todas as partes, a RFEF decidiu não o convocar para a seleção de sub-21 e deixá-lo apenas sob as ordens de Luis de la Fuente para a Liga das Nações.
"Fermín López, que estava inicialmente incluído na lista de preparação para o Euro sub-21, não fará parte da equipa na Eslováquia. O jogador do FC Barcelona, que está atualmente a trabalhar sob as ordens de Luis de la Fuente para enfrentar a fase final da Liga das Nações, terminará a sua época no final desta janela de junho", refere o comunicado da Federação Espanhola.