Mais

Federação do Kosovo insiste que avisou a UEFA sobre potenciais provocações dos romenos

Roménia vs Kosovo foi abandonado nos descontos
Roménia vs Kosovo foi abandonado nos descontosPhotos via REUTERS / George Calin

A Federação de Futebol do Kosovo (FFK) afirmou ter avisado repetidamente a UEFA, o organismo que rege o futebol europeu, sobre as potenciais provocações dos adeptos romenos antes do jogo de sexta-feira da Liga das Nações, que foi abandonado pelos jogadores do Kosovo após cânticos racistas.

Recorde aqui as incidências do encontro

O jogo em Bucareste foi abandonado nos descontos, depois de os jogadores da equipa visitante terem abandonado o campo com o resultado 0-0, quando ouviram os cânticos pró-Sérvia dos adeptos da casa. O evento foi inicialmente suspenso antes de ser abandonado quando a equipa do Kosovo se recusou a regressar ao campo. A UEFA tinha dito que iria comunicar "mais informações em tempo oportuno".

"Gritos como 'Kosovo é Sérvia' e 'Sérvia, Sérvia', assobios durante o canto do hino nacional do Kosovo, arremesso de objetos duros ... e outras ações ofensivas e provocatórias estiveram presentes durante todo o jogo, criando uma atmosfera inaceitável e não segura para os nossos jogadores", afirmou a FFK em comunicado.

"A FFK tinha avisado por escrito os organismos competentes da UEFA mais de duas vezes sobre a possibilidade de tais ações, uma vez alguns dias antes do jogo e outra alguns minutos antes do início. Apesar destes avisos, os adeptos romenos continuaram com um comportamento irresponsável e discriminatório, obrigando a equipa nacional do Kosovo a abandonar o campo devido à falta de segurança e dignidade", acrescenta.

A FFK alegou ainda que um funcionário romeno "ameaçou e agrediu" um jogador do Kosovo nos corredores do estádio.

"Por todas estas graves violações, a FFK comunicou imediatamente os incidentes ao delegado do jogo e começou a preparar uma queixa completa com factos e provas que será submetida aos órgãos disciplinares da UEFA", vincou.

A Reuters contactou a UEFA para comentar o assunto.

A Federação Romena de Futebol foi multada pela UEFA no ano passado devido a cânticos pró-Sérvia e à exibição de uma faixa com a inscrição "Kosovo é Sérvia" pelos adeptos durante um jogo de qualificação para o Euro-2024 entre os países na Arena Nacional.

O Kosovo declarou a independência da Sérvia em 2008 e foi reconhecido por mais de 100 países, mas não pela Roménia.