Mais

Caminhada da afirmação: Portugal vence na Bélgica em jogo da Liga das Nações

Atualizado
Carole Costa marcou golo decisivo
Carole Costa marcou golo decisivoOpta by Stats Perform, FPF

A Seleção Nacional feminina conquistou, esta quarta-feira, uma importante vitória frente à Bélgica (0-1), na 2.ª jornada da Liga A da Liga das Nações. O golo da vitória foi apontado por Carole Costa, que assim igualou Diana Silva e Carolina Mendes como a 3.ª melhor marcadora da história da seleção feminina de Portugal.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Após o empate frente à campeã europeia e vice-campeã mundial, Inglaterra, Portugal viajou até à Bélgica com o objetivo de mostrar mais uma vez a sua força neste regresso à elite da Liga das Nações.

O selecionador Francisco Neto fez alterações, como é habitual, na baliza, com Patrícia Morais a substituir Inês Pereira ao segundo jogo, e optou por Andreia Jacinto no meio-campo, acompanhada por Tatiana Pinto e Andreia Norton.

Portugal entrou bem na partida e criou as melhores oportunidades no primeiro tempo, com particular destaque para o remate de Joana Marchão ao poste, aos 12 minutos, após uma boa combinação entre Andreia Jacinto e Jéssica Silva. No entanto, a produção ofensiva das jogadoras portuguesas diminuiu à medida que o tempo se aproximava do intervalo.

O onze escolhido por Francisco Neto
O onze escolhido por Francisco NetoFPF

Tessa Wullaert teve duas boas chances para colocar a Bélgica em vantagem, aos 17' e aos 30', mas não conseguiu mostrar a precisão que costuma ter. No meio destas duas ocasiões da camisola 9 belga, Catarina Amado foi forçada a sair de campo devido a lesão.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Carole a mostrar como se faz

Ainda antes do intervalo, e aproveitando o maior controlo territorial e de posse de bola, a Bélgica criou mais uma jogada de destaque. Jarne Teulings serviu Jill Janssens, mas a camisola 17 belga, isolada frente a Patrícia Morais, não conseguiu concretizar, falhando na cara da guarda-redes portuguesa após ganhar terreno a Joana Marchão.

No segundo tempo, o recomeço do jogo não poderia ter sido mais favorável para Portugal. Amber Tysiak desviou com o braço um cruzamento de Jéssica Silva, e a árbitra não hesitou em assinalar a grande penalidade. Carole Costa foi chamada a converter e, sem acusar a pressão do momento, colocou a seleção portuguesa em vantagem no marcador, igualando Diana Silva e Carolina Mendes como a 3.ª melhor marcadora da história da seleção feminina de Portugal.

Portugal contou com forte apoio na Bélgica
Portugal contou com forte apoio na BélgicaFPF

Aos 61 minutos, Jéssica Silva teve uma excelente oportunidade para aumentar a vantagem, mas falhou na finalização. Já aos 70', Hannah Eurlings pediu grande penalidade na área portuguesa após um lance com Ana Borges, mas a árbitra optou por mandar seguir o jogo.

Aos 82 minutos, Lisa Lichtfus impediu o golo de Andreia Jacinto, mantendo a Bélgica na luta até ao final da partida. No entanto, foi em vão, pois Portugal conseguiu segurar a vantagem até ao apito final, resistindo às últimas investidas das adversárias nos últimos minutos.

Contas feitas: vitória, três pontos e esta já é a melhor participação da história de Portugal na Liga A da Liga das Nações.

As reações

Francisco Neto após triunfo de Portugal na Bélgica: "Precisamos destes jogos"

Carole Costa: "Já levamos 14 jogos sem perder, tem sido uma caminhada longa e bonita"

Patrícia Morais: "Mostrámos ser uma grande equipa"