A União Dinamarquesa de Futebol (DBU) e a Associação de Jogadores celebraram um novo acordo com as seleções nacionais, que entra em vigor imediatamente e é válido até 2029, segundo um comunicado de imprensa conjunto da DBU e da Associação de Jogadores.
Vários prémios financeiros da equipa nacional feminina aumentam significativamente no novo acordo de equipa nacional e, em diferentes parâmetros, espelham os ganhos que constam do acordo da equipa nacional masculina com a DBU.
"Estamos satisfeitos por estarmos a dar um bom passo em frente com um acordo novo e melhorado. Tivemos um diálogo positivo e construtivo, que aguardo com expetativa para continuar a abordar os pontos de melhoria que temos de analisar continuamente nos próximos anos", afirma a capitã da equipa nacional, Pernille Harder, que participou nas negociações.
A título de exemplo, as jogadoras da seleção feminina vão receber, no futuro, 27 249 coroas dinamarquesas (cerca de 3 600 euros) por vencerem um jogo em casa na Liga das Nações. Trata-se de mais 22 540 coroas dinamarquesas (cerca de 2 900 euros) do que anteriormente e corresponde ao bónus atribuído aos homens por uma vitória na mesma competição.
No entanto, os homens continuam a estar à frente em vários outros domínios. Por exemplo, os homens recebem 47 000 coroas dinamarquesas (cerca de 6 300 euros) por uma vitória fora de casa na fase de qualificação para os Campeonatos da Europa e do Mundo. Neste caso, as mulheres recebem 35 583 coroas dinamarquesas (cerca de 3 000 euros)
Trata-se, no entanto, de um aumento de 30 874 coroas dinamarquesas (cerca de 4 150 euros) em relação ao anterior acordo com a seleção nacional feminina.
De acordo com o comunicado de imprensa, continua a ser um objetivo constante assegurar que os jogadores das equipas nacionais masculina e feminina recebam o mesmo montante pelos seus feitos desportivos.