Mais

Feminino: Algarve, Paços de Ferreira e Madeira recebem jogos da Liga das Nações

Adeptos portugueses apoiam a Seleção
Adeptos portugueses apoiam a SeleçãoFPF
A Seleção Nacional Feminina vai jogar em casa no Algarve, em Paços de Ferreira e na Madeira os jogos em casa na próxima edição da Liga das Nações, divulgou a Federação Portuguesa de Futebol.

No Grupo A3, que vai decorrer entre fevereiro e junho, Portugal vai defrontar Inglaterra, campeã europeia, Espanha, campeã mundial e detentora da Liga das Nações, e Bélgica.

Em 21 de fevereiro, o Estádio Municipal de Portimão será o palco da estreia lusa, frente às inglesas, seguindo-se, em 04 de abril, a Espanha, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. A campanha da equipa liderada por Francisco Neto termina em 03 de junho, frente à Bélgica, no Estádio do Marítimo, no Funchal.

A Liga A é composta por quatro grupos de quatro equipas cada, que se defrontam em duas mãos, com os vencedores de cada poule a avançarem para a fase final.

Os primeiros classificados, além de seguirem em frente na prova, vão manter-se na Liga A para a qualificação europeia do Campeonato do Mundo feminino de 2027, a disputar no Brasil, tal como os segundos de cada poule.

Já os quatro terceiros classificados defrontam os segundos classificados de cada grupo da Liga B. Os vencedores de cada eliminatória disputam a Liga A na qualificação europeia, enquanto as equipas derrotadas irão disputar a Liga B. Os quartos classificados são despromovidos à Liga B.

Os bilhetes para os jogos em Portimão e Paços de Ferreira estará disponíveis a partir das 14:00 de hoje no site da FPF. Os ingressos para a partida no Funchal estarão disponíveis muito em breve.

Reações:

Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve:

“A Associação de Futebol do Algarve sente-se honrada pelo facto de partilhar com as “Navegadoras” o seu novo rumo na Liga das Nações de 2025. A Seleção feminina, que iniciará em Portimão mais uma caminhada internacional, pouco tempo após o seu bem-sucedido apuramento para o Campeonato da Europa, é hoje uma das mais ilustres representantes de Portugal. Espero, por isso, que o Algarve sirva de inspiração a mais momentos históricos das futebolistas que vestem as cores do País”.

Álvaro Miguel Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão:

“É com grande honra que Portimão recebe a Seleção Nacional Feminina de futebol no Estádio Municipal de Portimão, para disputar o jogo inaugural da fase de grupos da Liga das Nações/UEFA, frente à seleção de Inglaterra. Começa já a ser um bom hábito o facto de Portimão acolher com regularidade provas de alta competição, nas mais diversas modalidades desportivas. Este evento é um marco importante para o futebol feminino, que está em clara ascensão em Portugal, representando para Portimão a continuidade do nosso compromisso em promover o desporto de qualidade e reforçando o papel do nosso concelho no cenário desportivo nacional e internacional. É com indisfarçável orgulho que deposito toda a confiança na equipa das quinas, pois acredito que saberá responder à altura a este duplo duelo, dignificando as tradições do nosso futebol. O Estádio Municipal estará pronto para acolher as jogadoras e os adeptos, proporcionando uma atmosfera única que celebra o futebol e o espírito de equipa, pilares da nossa seleção. Estaremos todos a torcer pelo sucesso desportivo desta nova geração, que certamente tem muito a dar ao futebol português".

José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto:

“É com grande satisfação que recebemos, uma vez mais, a Seleção feminina no nosso distrito, que tão bem tem sabido receber as "Navegadoras". O regresso a Paços de Ferreira será para defrontar uma das melhores seleções do mundo, a Espanha. Será uma vez mais fundamental que o 12º jogador empurre a nossa equipa para um resultado positivo na caminhada no exigente Grupo 3 da Liga das Nações”.

Paulo Meneses, presidente do Paços de Ferreira:

“É com grande satisfação que, mais uma vez, disponibilizamos o Estádio Capital do Móvel para receber um jogo da Seleção feminina. A dimensão competitiva e exibicional que a Seleção já atingiu fez disparar o número de adeptos e potenciou o aparecimento de novas futebolistas, como é exemplo o FC Paços de Ferreira, com a criação de novos escalões de formação. É, pois, com a expetativa de correspondermos à grandeza de um Portugal-Espanha, onde estarão algumas das melhores jogadoras do Mundo, que Paços de Ferreira estará presente a apoiar a equipa nacional rumo à vitória, tal como aconteceu no decisivo jogo com a Islândia de apuramento para o Mundial da Austrália/Nova Zelândia de 2023”.

Carlos André Gomes, presidente do CS Marítimo:

“A escolha do Estádio do Marítimo para realização do jogo de futebol feminino entre as seleções de Portugal e da Bélgica é o reconhecimento, por parte da Federação Portuguesa de Futebol, das excelentes condições do nosso estádio e, acima de tudo, louva o saber receber do povo madeirense, proporcionando-lhes um espetáculo de futebol do mais alto nível. Esta escolha só é possível pelo trabalho feito por esta direção no sentido de estreitar relações entre o Marítimo e as mais altas instâncias do futebol português, permitindo-nos ser ouvidos na definição das decisões importantes para o seu futuro”.