"Não vou descobri-la, é uma lenda, a melhor marcadora da seleção. Mas quando chegar a lista, explico-vos", comentou a atual selecionadora feminina na sua apresentação. Evidentemente, a ex-avançada falava sobre a sua compatriota, que protagonizou alguns desentendimentos com Tomé nos últimos meses. As portas estavam fechadas para ela com a asturiana, mas tudo mudou após a mudança no banco.
Havia muita expectativa em relação à jogadora do Tigres, que está muito perto de cumprir um ano sem participação pela Roja. É preciso recuar até à janela de outubro de 2024, concretamente ao dia 25, para encontrar os seus últimos minutos. E nem sequer foi titular, pois disputou cerca de um quarto de hora no empate frente ao Canadá, que teria vencido esse amigável se Cristina Martín-Prieto não o tivesse evitado no final do duelo (89').
Por outro lado, menção especial para Patri Guijarro, que não pôde entrar na lista devido à lesão sofrida no jogo da Liga dos Campeões frente à Roma (vitória do Barça por 0-4). A consagrada média estará três meses afastada, pelo que só regressará em 2026. Esta situação gera algum vazio no meio-campo, pois a madridista Tere Abelleira continua no seu longo processo de recuperação. Clara Serrajordi foi a grande beneficiada.
Se a presença de Mapi é inesperada porque se manteve afastada desde o conflito das 15 em setembro de 2022, a saída de Athenea é igualmente surpreendente, dada a sua continuidade nos últimos anos e o bom desempenho – com participação em três golos – durante o Europeu. O facto de ter perdido protagonismo no Real Madrid, onde não é titular há quase um mês, terá sido um fator crucial para Bermúdez se ter decidido pela sua companheira Eva.
Lista completa
Guarda-redes: Cata Coll (Barcelona), Eunate Astralaga (Eibar) e Adriana Nanclares (Athletic Club de Bilbau).
Defesas: Jana Fernández (Barcelona), Olga Carmona (PSG), Irene Paredes (Barcelona), María Méndez (Real Madrid), Ona Batlle (Barcelona), Lucía Corrales (London City Lionesses) e Mapi León (Barcelona).
Médias: Aitana Bonmatí (Barcelona), Vicky López (Barcelona), Alexia Putellas (Barcelona), Clara Serrajordi (Barcelona), Fiamma Benítez (Atlético de Madrid) e Laia Aleixandri (Barcelona).
Avançadas: Mariona Caldentey (Arsenal), Eva Navarro (Real Madrid), Claudia Pina (Barcelona), Salma Paralluelo (Barcelona), Esther González (Gotham City), Jenni Hermoso (Tigres) e Cristina Martín-Prieto (Benfica).