Feminino: Portugal recebe Bósnia-Herzegovina na estreia na corrida Euro-2025

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Portugal recebe Bósnia-Herzegovina na estreia na corrida Euro-2025

Portugal arranca com jogo em casa
Portugal arranca com jogo em casaFPF
A seleção portuguesa feminina de futebol estreia-se com a receção à Bósnia-Herzegovina, a 5 de abril, no Grupo B3 de apuramento para o Campeonato da Europa de futebol de 2025, que se realiza na Suíça.

A fase de grupos realiza-se em três jornadas duplas e, na primeira, Portugal cumpre o segundo embate em Malta, em 9 de abril. Na segunda janela de apuramento, a formação das quinas defronta por duas vezes a Irlanda do Norte, em casa em 31 de maio e fora em 4 de junho.

Em julho, Portugal fecha a participação no Grupo B3 com a deslocação à Bósnia-Herzegovina, no dia 12, e a receção a Malta, quatro dias depois.

Portugal, 21.º do ranking mundial, foi sorteado no Grupo B3 de apuramento para o Europeu de 2025, juntamente com a 46.ª seleção da hierarquia mundial (Irlanda do Norte), a 64.ª (Bósnia-Herzegovina) e a 86.ª (Malta).

A seleção das quinas só precisa de ficar num dos três primeiros lugares para seguir para os play-offs, mas só a vitória no agrupamento lhe permite voltar à Liga A, da qual caiu ao ser quarta do Grupo A2 da Liga das Nações 2023/24.

O triunfo no Grupo B3 devolve Portugal à divisão principal da Liga das Nações 2025/26 e permite ter posição de cabeça de série no sorteio da primeira ronda dos play-offs de acesso ao Europeu de 2025, marcado para 19 de julho.

Portugal está na luta pelo Europeu
Portugal está na luta pelo EuropeuFPF

Nessa primeira eliminatória, com jogos em 23 e 29 de outubro, as seleções da Liga B apuradas – as três primeiras de cada um dos quatro agrupamentos – defrontam-se, sendo cabeças de série as seis que tiverem os melhores registos.

As seis formações vencedoras rumam depois à segunda ronda dos play-offs, na qual se juntam às oito vencedoras dos embates da primeira ronda entre as terceiras e quartas classificadas da Liga A e as vencedoras dos cinco grupos e as três melhores segundas da Liga C.

No total, serão sete confrontos a duas mãos – escalonados a partir do ranking das equipas na fase de grupos -, em 27 de novembro e 3 de dezembro.

As sete seleções que saírem vencedoras juntam-se na fase final (2 a 27 de julho de 2025) à anfitriã Suíça e às duas primeiras classificadas dos quatro grupos da Liga A, que se qualificam diretamente sem precisarem de disputar os play-offs.