Mais

Feminino: Sarina Wiegman elogia a resiliência das jogadoras espanholas

As jogadoras inglesas treinam em Wembley antes do jogo de quarta-feira
As jogadoras inglesas treinam em Wembley antes do jogo de quarta-feiraAction Images via Reuters / Paul Childs
A selecionadora de Inglaterra, Sarina Wiegman, elogiou a força mental demonstrada pelas jogadoras espanholas durante o julgamento do ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, na terça-feira, antes do encontro entre as duas seleções pela Liga das Nações Feminina.

Acompanhe as incidências da partida

Na semana passada, Rubiales foi condenado pelo Tribunal Superior de Espanha a pagar uma multa de 10 800 euros por ter beijado a jogadora Jenni Hermoso nos lábios em frente a uma audiência televisiva mundial, depois de a Espanha ter vencido a Inglaterra para ganhar o Campeonato do Mundo Feminino em Sydney em 2023.

A Inglaterra de Wiegman recebe a Espanha num confronto do Grupo A3 da Liga das Nações em Wembley, na quarta-feira, numa desforra da final do Campeonato do Mundo de 2023, e a treinador neerlandesa elogiou muito as jogadores adversárias e a sua capacidade de se concentrarem no sucesso em campo.

"Em primeiro lugar, diz que elas são uma equipa muito boa, mas também diz que mostram resiliência e são muito corajosas. Penso que, infelizmente, temos de continuar a falar sobre o assunto e temos de continuar a dizer ao mundo que somos solidárias com elas, e esperamos que isso faça mudar as coisas. Penso que já se registou uma mudança", disse Wiegman aos jornalistas.

Alessia Russo, avançada inglesa que joga com as espanholas Laia Codina e Mariona Caldentey no Arsenal, fez eco dos sentimentos da sua treinadora.

"Estamos solidárias com elas desde o momento em que tudo começou. É realmente uma pena que tenham tido de passar por isto. Esperamos que haja mudanças no futuro e é um testemunho para as jogadoras, por serem tão corajosas e falarem, mas também por ainda estarem a atuar ao nível que estão. Tenho colegas de equipa (do Arsenal) que já passaram por isso. Agiram com muita calma durante todo o processo. Estamos com elas e apoiamo-las até ao fim", disse Russo.

A Inglaterra tem duas vitórias nos seus últimos cinco jogos, com a equipa a tentar redescobrir a sua melhor forma antes do Campeonato da Europa na Suíça, em julho, onde será a atual campeã.

Questionado sobre se uma vitória sobre a campeã do mundo Espanha ajudaria a silenciar os críticos da equipa, Wiegman disse: "Não estamos a jogar futebol para vencer os críticos. Estamos a jogar futebol para ganhar jogos. Vamos tentar dar o nosso melhor amanhã e estar ligados como equipa. O que queremos fazer é ganhar mais consistência e criar uma dinâmica no jogo e mantê-la durante mais tempo, que é o que temos experimentado nos últimos jogos".