Mais

Francisco Neto explica convocatória para dupla jornada e mantém esperança sobre Kika Nazareth

Francisco Neto, selecionador nacional
Francisco Neto, selecionador nacionalAndré Sanano/FPF
As declarações do selecionador nacional, Francisco Neto, após ter sido anunciada a convocatória para os próximos dois jogos da Seleção Nacional feminina, frente a Inglaterra e Bélgica, das quinta e sexta jornadas da Liga das Nações.

Acompanhe Portugal no Flashscore

Escolhas: "Acima de tudo, depois de analisarmos e concluirmos a época, escolhemos aquelas jogadoras que acreditamos poder ajudar-nos a concretizar os nossos objetivos nesta dupla jornada. Sempre dissemos que as convocatórias não são fechadas — estamos atentos às jogadoras. Neste momento, para esta convocatória, estas são aquelas que nos parecem estar melhor preparadas e que mais nos podem ajudar a atingir os nossos objetivos".

Regresso de Jéssica Silva: "Infelizmente, as lesões fazem parte do percurso. Nunca gostamos de ver jogadoras impedidas de jogar por essa razão. A Jéssica passou por um período mais complicado, com algumas incertezas, mas conseguiu reagir bem. Está a treinar normalmente com a sua equipa, e temos todas as informações de que está disponível para competir. Por isso, faz todo o sentido tê-la connosco".

Bárbara Lopes, Carolina Correia e Samara Lino: "As jogadoras têm vindo a mostrar bons indicadores ao longo da época. Temos acompanhado o seu percurso de muito perto. A Carolina e a Samara, que agora se estreiam, têm dado sinais muito positivos. Há total confiança no que têm vindo a fazer. Agora, é chegar e continuar esse trabalho no espaço da seleção".

Dupla jornada: "Temos ambição. Quando se joga na Liga A, não há jogos fáceis. A nossa proposta é, em cada jogo, procurar somar pontos. Um dos nossos objetivos paralelos é chegar ao último jogo a depender apenas de nós. E isso vai acontecer. O foco total é competir e fazer um bom jogo em Wembley, e depois concentrar-nos na partida contra a Bélgica".

Kika Nazareth: "Gostaríamos todos de poder contar com ela. A recuperação de uma lesão, sobretudo quando é longa, tem altos e baixos. A informação que temos neste momento é que está a evoluir de forma positiva, dentro dos prazos previstos para esta fase. Mas, dada a natureza da lesão, só mais perto da fase final é que poderemos ter a certeza se podemos contar com ela ou não. Será uma corrida contra o tempo. Não está descartada, mas a evolução nem sempre acontece como gostaríamos. Continuamos com esperança".

Joana Marchão: "No penúltimo jogo sofreu uma lesão que a impede de estar connosco. É uma questão física".

Inglaterra: "Estamos a falar da campeã da Europa. É uma seleção que tem alternado momentos de grande qualidade com alguns resultados menos positivos. Sabemos que são equipas habituadas a perder poucas vezes. Jogar em Wembley é um privilégio para nós. Tem de ser um fator motivador para Portugal jogar em grandes palcos. O foco tem de estar em nós — não adianta estarmos a pensar no que os outros vão fazer".