Mais

Liga das Nações Feminina: Espanha vence Inglaterra (2-1) e qualifica-se para a Final Four

Claudia Pina bisou pela seleção espanhola
Claudia Pina bisou pela seleção espanholaDavid Ramos/Getty Images via AFP
A Espanha venceu a Inglaterra por 2-1 em Barcelona, graças a dois golos de Claudia Pina. A Roja terminou em primeiro lugar no Grupo C e vai disputar a Final Four da Liga das Nações Feminina.

Recorde as incidências da partida

Notas finais das jogadoras
Notas finais das jogadorasFlashscore

O jogo foi particularmente atraente, mas o início às 18:00 locais de uma terça-feira impediu que muitos adeptos fossem ao Estádio RCDE, em Cornellà, para apoiar a seleção espanhola contra a Inglaterra. Foi assim, perante uma meia-capacidade, que as atuais campeãs do mundo defrontaram as atuais campeãs europeias, um mês antes do Europeu na Suíça.

No primeiro tempo, a Roja entrou no campo do adversário, mas não teve a precisão necessária para ameaçar Hannah Hampton, tanto que, ao intervalo, apesar de 54% de posse de bola e 10 tentativas, apenas uma foi ao alvo, um total de 0,61 xG e, mais importante, 0,19 xGOT.

O jogo sofreu uma reviravolta a favor das leoas quando a árbitra, depois de uma longa hesitação, decidiu não apitar por contacto com Salma Paralluelo na direita espanhola. Enquanto as suas companheiras pararam de jogar, a lateral-esquerda Niamh Charles lançou Alessia Russo para a baliza. Mais rápida do que a capitã Irene Paredes, que estava totalmente fora de si, a atacante do Arsenal antecipou-se a Cata Coll e acertou um remate perfeito com o pé direito para abrir o marcador (22').

A contestação do público foi imediata e a popularidade da árbitra caiu ainda mais quando os adeptos esperavam um ou mesmo dois penáltis por alegado contacto com a mão. Ao intervalo, a Inglaterra liderava o Grupo C, o que significava o apuramento para a Final Four da Liga das Nações.

Pina dá a volta por cima

A segunda parte seguiu o mesmo padrão, com Mariona Caldentey, recentemente campeã europeia com o Arsenal, a rematar para fora (58'). A sempre popular Claudia Pina entrou no jogo e, na sua primeira bola, rematou com o pé esquerdo para o fundo das redes da baliza de Hampton (60').

A Espanha ganhou uma vantagem psicológica que Esther González não conseguiu converter (67'). Claudia Pina, por outro lado, não vacilou. Encontrando-se à entrada da área, a jogadora colocou o gancho e, sem ser contestada, rematou com o pé direito que fez ricochete no poste esquerdo e entrou na baliza (70').

A confiante catalã fez um controlo de boa antes de alimentar Aitana Bonmatí, mas o remate da bicampeã da Bola de Ouro saiu ao lado (76'). Esther foi alertada por Olga Carmona, que, segundo os rumores, está perto do PSG, mas o seu cabeceamento foi demasiado fraco e fora do alvo (82'). Bonmatí teve a oportunidade de fazer o 3-1 nos descontos, mas Hampton defendeu (90+4').

Com esta vitória, a Espanha confirmou o seu lugar na Final Four da competição, a disputar em outubro, e reforçou o seu estatuto de favorita ao título europeu.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore