Acompanhe as incidências da partida
O jogo será decisivo para o desfecho do grupo, que ainda está à vista à distância, uma vez que ambas as equipas são favoritas ao título. No entanto, a La Roja conseguiu uma reviravolta agonizante contra a Bélgica (3-2) e os Três Leões não conseguiram mais do que um ponto no empate 1-1 com uma combativa equipa portuguesa.
Laia Codina e Mariona Caldentey, do Arsenal, fazem parte de um plantel com mais três jogadoras que estão a fazer carreira em Inglaterra (Laia Aleixandri e Leila Ouahabi, no Manchester City, e Maite Oroz, que joga no Tottenham). De referir ainda que Ona Batlle e Lucía García estiveram no United há algum tempo.
De facto, as mulheres de Sarina Wiegman ganharam dois dos seus últimos seis jogos, o que é uma série muito fraca, considerando que são uma das maiores potências mundiais. Na mesma linha, a equipa de Montse Tomé esteve quatro jogos sem vencer entre agosto e outubro de 2024.
Para além do cenário e do nível das duas equipas, também importa destacar o facto de ter passado apenas um ano e meio desde que lutaram pelo título de campeãs do mundo. Olga Carmona decidiu o jogo com um grande golo na primeira parte e Jenni Hermoso falhou um penálti na segunda parte (1-0).
"Isto diz, em primeiro lugar, que elas são uma equipa muito boa, mas também que mostram resiliência e que são muito corajosas", disse Wiegman aos jornalistas. "Penso que, infelizmente, temos de continuar a falar sobre o assunto e temos de continuar a dizer ao mundo que somos solidários com eles, e esperamos que isso faça a diferença. Penso que já está a fazer", afirmou.
"Estamos solidários com eles desde o momento em que (o caso) começou", explicou Alessia Russo, avançada do Arsenal (rival do Real Madrid), na conferência de imprensa antes do jogo. "É realmente uma pena que eles tenham tido de passar por isto, mas esperamos que ajude a levar as mudanças mais longe no futuro", disse ela.
Montse Tomé disse o seguinte: "A minha intenção foi sempre tentar, quando estávamos a treinar, pensar em futebol, e agradeço que todas as perguntas tenham sido sobre futebol. O caso em que nos encontramos está praticamente resolvido. Tomámos uma posição com o jogador. Esperamos que, a partir de agora, Jenni volte à normalidade".
"Para mim, a sentença abriu um precedente sobre o que é uma agressão sexual, a sentença é positiva e, pessoalmente, surpreende-me que a coação não tenha sido penalizada, mas gostaria de dizer que o processo serviu para alguma coisa", disse Aitana Bonmatí sobre o caso de Luis Rubiales.