Acompanhe as incidências da partida
A seleção portuguesa tem mais uma oportunidade para mostrar que está mais madura e preparada para se afirmar como presença regular na elite da Liga das Nações. Esta é a segunda participação de Portugal na Liga A, após uma passagem pela Liga B, que serviu para consolidar bases e reforçar um crescimento já de si impressionante nos últimos anos.
A equipa de Francisco Neto teve uma estreia muito positiva na nova edição da competição, com um empate diante da campeã da Europa e vice-campeã mundial, Inglaterra (1-1). Um jogo que revelou um Portugal taticamente inteligente e capaz de criar dificuldades a um adversário de enorme qualidade.
"Vamos encontrar uma Bélgica muito motivada, com uma organização ligeiramente diferente da que teve durante os anos em que o outro selecionador esteve. Houve uma alteração de algumas dinâmicas. Tivemos esse jogo para observar e percebemos que continua a ser uma Bélgica competitiva, carregada de bons valores individuais e com jogadoras muito experientes em contexto internacional", admitiu o selecionador nacional.

"Estamos muito motivadas e entusiasmadas. Vamos encontrar uma equipa forte, competitiva, que vai procurar, em casa, fazer uma boa exibição. Espera-nos um jogo difícil", sustentou a capitã Dolores.
Sobre a possibilidade de mudar o sistema para este segundo jogo, o selecionador preferiu não abrir muito o jogo: "Acima de tudo, o que me deixa tranquilo é ter uma equipa que consiga alterar o sistema a meio do jogo. Isso demonstra o talento e a inteligência destas jogadoras. Para nós, é um sossego".

Duas baixas de peso
Elisabet Gunnarsdottir assumiu recentemente o comando da seleção feminina da Bélgica e deixou uma excelente impressão na estreia, apesar da derrota por 3-2 diante da campeã do mundo, Espanha. As belgas surpreenderam pela forma como enfrentaram as espanholas, e do lado português há um claro respeito pelo que podem apresentar no encontro desta noite.
Recorde-se que Kika Nazareth (Barcelona) e Ana Capeta (Sporting), as duas jogadoras que desenharam e pintaram o quadro do golo do empate contra a seleção inglesa, são baixas confirmadas de Portugal para este duelo. As duas jogadoras foram dadas como "não aptas" pela Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol.