Patri e Mapi León de volta à convocatória de Espanha, Jenni Hermoso de fora

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Patri e Mapi León de volta à convocatória de Espanha, Jenni Hermoso de fora

Patri Guijarro e Mapi León convocados por Montse Tomé.
Patri Guijarro e Mapi León convocados por Montse Tomé.Profimedia
A nova selecionadora nacional sénior feminina, que recebeu uma camisola com o seu nome nas costas (e a estrela na frente), anunciou quem vai representar o país nas duas primeiras jornadas da Liga das Nações.

Montse Tomé (41 anos) viveu uma apresentação estranha na tarde de segunda-feira. Era um dia de sonho para ela, mas o conflito entre a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e as jogadoras que venceram o torneio na Austrália e na Nova Zelândia ensombrou as relações que já se tinham deteriorado desde setembro de 2022, quando 15 delas pediram para não serem convocadas. Muito aconteceu desde então, mas o foco ainda deve estar na Suécia e na Suíça.

Acompanhe o próximo jogo de Espanha no Flashscore

Athenea del Castillo, que emitiu uma declaração explicando por que não se juntou às suas companheiras de equipa no comunicado coletivo, é uma das campeãs mundiais a ser incluída na lista. A extrema, que começou a época da melhor forma possível (com um golo contra o Valência ainda nem sequer tinha passado um minuto), será um dos principais rostos visíveis tanto em Gotemburgo como em Córdova. No entanto, as atenções estão viradas para Mapi León e Patri Guijarro, que são as grandes novidades num plantel sem Salma Paralluelo ou, entre outras, Jenni Hermoso.

Claudia Zornoza e Sheila García são as outras duas que optaram por renunciar, embora por razões opostas. A primeira, agora na casa dos trinta anos, anunciou a sua retirada porque prefere concentrar-se em Madrid; a segunda, por outro lado, tomou uma posição com o Cantábrico. "É um sentimento profundo que tenho pelo meu país", disse ela. "Entendo que defender os meus direitos, os das minhas companheiras de equipa e de outras mulheres que se possam sentir representadas não é incompatível com usar ou recusar usar a minha bandeira", acrescentou a atacante do Atlético de Madrid. Descartada depois de ter feito parte da pré-lista, regressa agora pela porta das traseiras.

Havia algumas incógnitas em relação à equipa, mas as dúvidas estão agora esclarecidas. Javier Lerga será o seu braço direito, Irene del Río será a treinadora adjunta, Carlos Sánchez continuará a ser o responsável pelo acompanhamento dos guarda-redes, Blanca Romero será a responsável pela preparação física, Rubén Jiménez continuará a ser o responsável pela posição de analista, Kiko Meléndez terá a mesma tarefa que este último e Emilio González será o psicólogo.

Os próximos jogos de Espanha
Os próximos jogos de EspanhaFlashscore

Convocatória de Espanha:

Guarda-redes: Misa Rodríguez, Cata Coll e Enith Salón.

Defesas: Irene Paredes, Laia Aleixandri, María Méndez, Oihane Hernández, Olga Carmona, Ona Batlle e Mapi León.

Médias: Aitana Bonmatí, Alexia Putellas, Patri Guijarro, María Pérez, Tere Abelleira e Rosa Márquez.

Avançadas: Athenea del Castillo, Esther González, Mariona Caldentey, Eva Navarro, Inma Gabarro, Amaiur Sarriegi e Lucía García.