Mais

Sonia Bermúdez apresentada como selecionadora da Espanha: "Jenni Hermoso é uma lenda"

Sonia Bermúdez ao lado de Rafael Louzán
Sonia Bermúdez ao lado de Rafael LouzánRFEF
Sonia Bermúdez foi apresentada como nova selecionadora espanhola feminina. Também foi divulgado quem fará parte da sua equipa técnica.

A etapa de Montse Tomé chegou ao fim e, sem ela no cargo, Louzán e o resto dos dirigentes da RFEF esperam recuperar um pouco mais de normalidade e menos tensão do que havia com a anterior liderança técnica.

Bermúdez, que foi uma figura como jogadora (35 golos em 63 jogos), protagonista no primeiro Mundial disputado pela seleção principal, ex-Barça, Atlético de Madrid e Levante, entre outros; e depois, já como treinadora, bicampeã europeia sub-19, viveu oficialmente o seu primeiro dia como selecionadora de Espanha. 63 jogos e 35 golos com a equipa de todos.

"Espanha é o sonho de toda futebolista e de qualquer treinadora. Sem dúvida, é um dos dias mais bonitos da minha carreira desportiva. Sei o desafio que assumo: treinar a melhor equipa do mundo, a número um no ranking FIFA e as melhores futebolistas do mundo", comentou.

Também revelou que já falou com algumas internacionais. "Sim, já o fiz, mas é um dia especial e quero focar-me no projeto. Desejo que chegue o dia da lista para que me perguntem e eu possa responder".

Nessa altura será revelado se voltará a contar com jogadoras que ficaram de fora das últimas convocações da sua antecessora, como Jennifer Hermoso. "Não vou descobri-la, ela é uma lenda, a melhor goleadora da seleção. Mas quando chegar a lista, explicarei".

O novo corpo técnico da seleção feminina de Espanha

Ao seu lado, a sua equipa de colaboradores: Iraia Iturregi (segunda treinadora), Carlos Sánchez (treinador de guarda-redes), Blanca Romero e Edu Caro (preparadores físicos), Julen Itxaso (analista assistente) e Adrià Millán (analista).

Além disso, David Aznar ficará responsável pela sub-19 e sub-20, Mila Martínez pela sub-17 e Nati Gutiérrez pela sub-16 e sub-15.

A estreia será num duplo confronto contra a Suécia em Málaga, primeiro, na sexta-feira, 24 de outubro, e depois em Gotemburgo, no dia 28 do mesmo mês, para a semifinal da Liga das Nações.