Mais

Huijsen contra Cristiano Ronaldo: os dois grandes arrependimentos da Juventus

Huijsen festeja com Nico Williams
Huijsen festeja com Nico WilliamsFRANCK FIFE / AFP

Cortado por Thiago Motta com a desculpa de fazer dinheiro, Huijsen, defesa centra nascido em 2005, será provavelmente titular esta noite no jogo da Liga das Nações contra Portugal, onde enfrentará o capitão português, que também tem um passado na Juventus.

Dois anos nas equipas jovens e uma época na Next Gen antes de dar o grande salto para a equipa principal, onde, no entanto, só fez um jogo. Este é o historial de Dean Hujsen, 20 anos, recém-contratado pelo Real Madrid e agora um defesa-central consagrado em Espanha.

Vindo do Bournemouth, que havia reabastecido os cofres bianconeri com apenas 15 milhões de euros, passou para os Blancos por 58 milhões, demonstrando um valor oculto que explodiu hoje para todos verem.

Habilidoso com a bola nos pés devido à sua formação futebolística em solo espanhol, o jogador nascido em 2005 tornou-se imediatamente um arrependimento para os bianconeri, que depois de perder Gleison Bremer por lesão, em outubro passado, viram a sua retaguarda desintegrar-se. Agora que é necessária uma refundação, uma perspetiva como a do espanhol nascido nos Países Baixos poderia ter sido muito útil.

Vendido demasiado depressa, apesar de uma concorrência pouco exigente, Hujsen está a ter uma vingança saborosa. Começou nos Cherries, treinado pelo compatriota Andoni Iraola, com quem alcançou um excelente nono lugar, com 32 jogos e três golos. Mas os seus feitos não se ficaram por aqui. É que o jogador natural de Amesterdão assumiu agora também a posição de defesa central da seleção espanhola. Luis De la Fuente, aliás, escalou-o como titular nas duas últimas partidas da Liga das Nações e, na primeira, viu-o fazer uma assistência perfeita para Lamine Yamal.

Assim, enquanto no ano passado a direção dos Bianconeri teve de pôr remendos em cima de remendos, metendo as mãos na carteira para os onerosos empréstimos de Renato Veiga e Lloyd Kelly, que custaram um total de oito milhões em janeiro, Huijsen vingou-se em Inglaterra, na liga mais competitiva de todas. Habilidoso nos dribles, apesar de ter quase dois metros de altura, o espanhol tem como objetivo o próximo Campeonato do Mundo com a seleção espanhola.

Hoje, porém, na final da Liga das Nações, terá de enfrentar outro ex-jogador da Juventus, Cristiano Ronaldo, 20 anos mais velho, que quer aumentar o seu recorde de golos na seleção portuguesa. E esse pode ser o verdadeiro choque de gerações desta noite. Quando Dean veio ao mundo, de facto, Cristiano já era um candidato ao estatuto de estrela mundial. Hoje, a diferença de idades conta muito pouco. Mas Huijsen mostrou que já está preparado para certas etapas. Afinal, o Real Madrid está à sua espera.

Siga o Portugal - Espanha no Flashscore