Desde 2004, todos os vencedores do Campeonato da Europa são oriundos desta parte do Velho Continente. A Grécia nesse ano (depois de ter vencido Portugal na final), a Espanha em 2008, a Espanha em 2012 (vencendo a Itália no jogo decisivo), Portugal em 2016, a Itália em 2021 e a Espanha em 2024 foram as últimas equipas a ganhar a Europa.
A capital da Baviera acolhe este domingo o 41.º dérbi ibérico. Até à data, a Espanha venceu 17 vezes, registando-se 17 empates, enquanto Portugal venceu seis vezes.
Liga das Nações 2022/2023
Ambas as equipas foram sorteadas no Grupo 2 da Liga das Nações 2022/2023. É o último precedente entre as duas e o único nesta jovem competição. Em Sevilha, no Benito Villamarín, o jogo terminou empatado (1-1). Morata deu a vantagem aos espanhóis e Ricardo Horta empatou para a Seleção nacional.
Em Braga, um golo solitário de Morata, a passe de Nico Williams, aos 88 minutos, foi decisivo para a equipa de Luis de la Fuente qualificar-se para a Final Four e, posteriormente, vencer a competição.
Campeonato do Mundo
Espanha e Portugal defrontaram-se duas vezes no Campeonato do Mundo. A primeira foi nos oitavos de final da África do Sul 2010. Num jogo que ficou marcado pela grande exibição de Fernando Llorente na segunda parte, um golo solitário de David Villa colocou a equipa de Del Bosque nos quartos de final. A Espanha acabou por fazer história e vencer o seu primeiro Campeonato do Mundo em Joanesburgo.
Na Rússia-2018, os vizinhos ibéricos enfrentaram-se na fase de grupos. O resultado foi 3-3. Cristiano Ronaldo marcou um hat-trick para a equipa das quinas, enquanto os golos espanhóis foram apontados por Diego Costa, que bisou, e Nacho.
Campeonato da Europa
No Campeonato da Europa, o dérbi ibérico foi disputado três vezes. Em França-1984, houve um empate (1-1, com golos de António Sousa e Santillana). Em Portugal-2004, também na fase de grupos, um golo solitário de Nuno Gomes no Estádio José Alvalade, em Lisboa, acabou por eliminar a Espanha da competição.
No Polónia-Ucrânia 2012, as meias-finais foram decididas nos penáltis após um empate 0-0 durante 120 minutos. A Espanha qualificou-se para a final (que viria a vencer contra a Itália) com uma vitória por 2-4 no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, num jogo que ficará na memória pelo penálti à Panenka marcado por Sergio Ramos.
Outros encontros
Espanha e Portugal já se defrontaram em fases de qualificação para o Campeonato do Mundo. As duas seleções defrontaram-se por duas vezes, em 1933-1934 e 1949-1950, com três vitórias espanholas e uma portuguesa.
Para além disso, a Espanha venceu 12 amigáveis, Portugal cinco, além de 12 empates. O último empate (0-0) foi no Metropolitano de Madrid, a 4 de junho de 2021.