O jogo em Mestalla deixa um grande sabor na boca dos adeptos espanhóis. Pelo ambiente que se viveu em Valência, com a cidade a apoiar totalmente a seleção nacional, pela emoção de um jogo que durou quase três horas e pela boa sensação deixada por uma equipa que, não esqueçamos, não conta com dois dos seus pilares, como Carvajal e Rodri, que recuperam atualmente de lesões graves.
Pela Espanha, brilharam Unai Simón, Dean Huijsen, que deixou claro que veio para ficar, Cucurella, Nico Williams e Oyarzábal, bem como Pedri, que converteu o último e decisivo penálti.
18 jogos sem perder, 23 jogos oficiais
O facto é que a seleção espanhola acumula 18 jogos sem perder (14 vitórias e quatro empates, a melhor série desde os 27 alcançados em 2018), que são 23 (19 vitórias e quatro empates) se tivermos em conta apenas os jogos oficiais. A última derrota da equipa de Luis de la Fuente aconteceu num amigável em Londres, a 22 de março de 2024, contra a Colômbia, onde os Cafeteros venceram por 1-0.
Desde então, a Espanha venceu quatro campeões mundiais (Itália, Alemanha, França e Inglaterra), empatou com outro (Brasil) e venceu dois campeões europeus: Dinamarca e Países Baixos, após dois empates em 11 metros. De todos estes jogos, o único amigável foi contra a Canarinha no Bernabéu.
O último jogo oficial que a Espanha perdeu foi a 28 de março de 2023, quando a Escócia derrotou a equipa treinada por Luis de la Fuente por 2-0, em Glasgow.
Era o segundo jogo do técnico riojano como treinador, depois de uma vitória sobre a Noruega em Málaga, e as críticas foram inconscientes, mas revelaram-se infundadas com o passar do tempo. Desde então, o sucesso foi total para o natural de Haro, que venceu a Liga das Nações e o Campeonato da Europa e, claro, para uma seleção nacional que se tem revelado infalível.
Terceira melhor série oficial da história
Esta série de 23 jogos oficiais sem derrotas será posta à prova na próxima Liga das Nações, na Alemanha, onde a Espanha defronta a França em Estugarda, nas meias-finais. Do outro lado do sorteio estão a Alemanha e Portugal.
Trata-se da terceira melhor série invicta da história da seleção espanhola, sem contar com os amigáveis. Entre 2007 e 2009, com o Campeonato da Europa Áustria-Suíça 2008 pelo meio, a Espanha esteve 24 jogos oficiais sem perder. Entre 2010 e 2013, com a vitória no Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul e no Euro 2012 na Polónia-Ucrânia, a seleção espanhola esteve 29 jogos sem perder. Em ambas as ocasiões, a série foi quebrada na Taça das Confederações, contra os Estados Unidos nas meias-finais e o Brasil na final, respetivamente.
Recorde global é detido pela Itália
Em termos absolutos, o recorde de jogos invictos no futebol internacional, contando tanto os jogos oficiais como os amigáveis, pertence à Itália. A Azzurra esteve 37 jogos sem perder, entre 10 de outubro de 2018 e 6 de outubro de 2021.
Segue-se a Argentina, com 36 jogos, entre 2 de julho de 2019 e 22 de novembro de 2022. A Espanha está em terceiro lugar, com uma série de 35 jogos (incluindo amigáveis), entre 7 de fevereiro de 2007 e 24 de junho de 2009, igualando Argélia (2018-2022) e o Brasil (1993-1996).
 
    