Mais

Liga das Nações: Espanha procura a sua primeira vitória em solo neerlandês contra os anfitriões

Sergio Canales frente a Hans Hateboer no último jogo entre Espanha e Países Baixos
Sergio Canales frente a Hans Hateboer no último jogo entre Espanha e Países BaixosDEAN MOUHTAROPOULOSPOOL / AFP
Os Países Baixos são um adversário que traz boas recordações à seleção espanhola. Não em vão, o maior sucesso da história foi alcançado contra a Laranja Mecênica na final do Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul, com o mítico golo de Iniesta e a lendária defesa de Casillas contra Robben, que significou a primeira estrela.

Acompanhe as incidências da partida

15 anos depois, os Países Baixos voltam a cruzar o caminho de Espanha, desta vez nos quartos de final da Liga das Nações.

Numa eliminatória a duas mãos, em que o prémio é a qualificação para uma final four em que a equipa de Luis de la Fuente quer defender o título conquistado em Roterdão há dois anos.

Por isso, o estádio De Kuip também traz grandes recordações para a Espanha. A seleção espanhola derrotou neste estádio a Itália nas meias-finais (2-1) e a Croácia na final (0-0 e 4-5 nos penáltis).

Apesar de todos estes precedentes, a Espanha ainda não venceu os Países Baixos em solo neerlandês. Os neerlandeses já enfrentaram o adversário desta quinta-feira em oito particulares. Quatro vezes em Espanha, com duas vitórias, um empate e uma derrota, e quatro vezes em solo neerlandês: três derrotas e um empate. O empate foi conseguido no último encontro entre as duas equipas, em Amesterdão, a 11 de novembro de 2020. Com Luis Enrique no banco, Canales colocou a Espanha em vantagem, mas Van de Beek empatou pouco depois do intervalo.

Poucos encontros oficiais

Em jogos oficiais, a Espanha e os Países Baixos defrontaram-se poucas vezes. Em Campeonatos do Mundo, a já referida final na África do Sul e o fatídico jogo da fase de grupos do Brasil 2014, que terminou 1-5 a favor da Laranja Mecânica. Além disso, nos Jogos Olímpicos de 1920, em Antuérpia, a Fúria Roja venceu por 3-1.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

As duas equipas também se defrontaram nas eliminatórias para o Campeonato da Europa de 1984. A Espanha venceu por 1-0 no Pizjuan, com um golo do Señor, e os Países Baixos venceram por 2-1 no De Kuip. Houtman e Gullit marcaram para os neerlandeses e Santillana para a equipa de Miguel Muñoz.