Turquia 3-1 Islândia
Depois do nulo com o País de Gales, na primeira jornada, a Turquia somou o primeiro triunfo no Grupo B4, na receção à Islândia. Kerem Atkurokglu foi titular e acabou por ser o herói com um hat-trick que selou o triunfo, e ainda teve um golo anulado por fora de jogo. Orkun Kokçu saiu do banco ao intervalo.
Depois da expulsão de Barış Alper Yılmaz no empate sem golos com o País de Gales, Montella recorreu a Aktürkoğlu numa tentativa de preencher o vazio deixado pelo seu melhor marcador e foi o substituto que abriu o marcador quando combinou com Mehmet Umut Nayir antes de rolar a bola por Hákon Valdimarsson no espaço de 90 segundos.
A Islândia estava invicta nos últimos quatro jogos contra a Turquia e, apesar de ter oferecido muito pouco no último terço do período inicial, 10 minutos antes do intervalo estava empatada. Jóhann Berg Guðmundsson cobrou um canto com o pé esquerdo e Victor Pálsson subiu mais alto para cabecear a bola para o canto oposto de Mert Günok.
Se o golo de abertura de Aktürkoğlu para a Turquia foi algo indicativo da entrada forçada do jogador do Benfica à equipa titular, o seu segundo golo simbolizou um golpe de mestre de Montella. Aos 52 minutos, o avançado de 25 anos precisou de um toque para controlar a bola antes de rematar de forma imparável a 20 metros. Cinco minutos mais tarde, Aktürkoğlu pensou que tinha completado o hat-trick, mas o sublime remate em arco foi anulado por fora de jogo.
Aos 88 minutos, o número sete da Turquia fez o hat-trick, quando Arda Güler o fez deslizar para a baliza e Aktürkoğlu bateu o guarda-redes para fazer o 3-1 no final.
Apesar da impressionante vitória da Islândia por 2-0 sobre Montenegro, os visitantes foram pouco eficazes durante os 90 minutos e acabaram por não conseguir alcançar duas vitórias consecutivas pela primeira vez desde janeiro. Para a Turquia, o resultado e o desempenho foram uma melhoria acentuada em relação ao empate com o País de Gales, que foi um sucesso no Euro-2024.
Outros jogos da Liga das Nações:
Divisão B
Divisão C