Apesar de terem passado apenas dois anos entre o primeiro título (2023) e a terceira final em três anos (2025), muita coisa mudou na equipa nacional. Não é o caso da equipa técnica, que continua a ser liderada por Luis de la Fuente.
Entre os vencedores da última edição da Liga das Nações, há vários jogadores que não estiveram no último Campeonato da Europa. É o caso de Kepa Arrizabalaga, Marco Asensio, Sergio Canales, Ansu Fati, Yeremy Pino (que está na Liga das Nações 2025, mas falhou o Euro devido a lesão), Fran García, Jordi Alba (reformado) e Rodrigo Moreno.
Rodri e Carvajal ficam de fora
Dos jogadores que fizeram a dobradinha (Nações 2023-Euro 2024), dois dos principais jogadores da equipa falharam a Liga das Nações deste ano devido a lesões graves, que felizmente serão esquecidas em breve: Rodri Hernández e Dani Carvajal.
Para além disso, Nacho, Joselu, Ferran Torres (lesionado), Aymeric Laporte, Jesús Navas (reformado) e Ayoze Pérez (lesionado) estão ausentes do plantel. O valenciano e o jogador nascido em Tenerife não estiveram em 2023.
Pedri, Gavi, Lamine e Nico não estiveram em 2023
Na Alemanha-2024, participaram 10 jogadores que estão na atual Liga das Nações, mas que não estiveram em 2023. É o caso de Álex Remiro, Dani Vivian, Álex Grimaldo, Marc Cucurella, Pedri (que estava lesionado), Álex Baena, Fermín López, Mikel Oyarzábal, Lamine Yamal e Nico Williams.
Gavi também participou na Liga das Nações de 2023 e está na Liga das Nações de 2025, mas não jogou no Euro-2024 devido a lesão.
Por outro lado, há seis jogadores que jogam nesta Liga das Nações mas não estiveram nas provas dos últimos dois anos: Pedro Porro, Pau Cubarsí, Dean Huijsen, Óscar Mingueza, Isco Alarcón e Samu Aghehowa.
Simón, Raya, Le Normand, Zubimendi, Fabián, Merino, Olmo e Morata
Assim, apenas oito jogadores venceram a Liga das Nações 2023 e o Euro 2024 e podem vencer a Liga das Nações 2025 neste domingo. São eles: Unai Simón, David Raya, Robin Le Normand, Martín Zubimendi, Fabián Ruiz, Mikel Merino, Dani Olmo e Álvaro Morata.