Mais

Liga das Nações: Pedri prepara-se para enfrentar Koeman, treinador que o lançou no Barcelona

Pedri não demorou a mostrar o seu talento com a camisola do Barcelona
Pedri não demorou a mostrar o seu talento com a camisola do BarcelonaJoma Garcia / Actionplus / Profimedia
De mentor a adversário: Pedri estará esta quinta-feira com a seleção espanhola frente aos Países Baixos, comandados por Ronald Koeman, justamente o treinador que detetou o seu enorme talento com apenas 17 anos e que lhe abriu as portas do Barcelona.

Não se passaram nem cinco anos entre este jogo dos quartos de final da Liga das Nações e o dia, em meados de 2020, em que Pedri chegou a Barcelona vindo das Ilhas Canárias, sem o conhecimento do próprio Koeman, que acabara de ser nomeado treinador do Barça.

"Quando cheguei todos falavam do Pedri, mas eu não o conhecia. Nos dois primeiros treinos, entendi que seria um grande jogador. O clube estava a pensar em emprestá-lo. Opus-me, sabia que ele ia jogar connosco", explicou Koeman algum tempo depois, em maio de 2022, durante o seu discurso no fórum Mundial de Treinadores em Madrid.

"Muita personalidade"

Um dos colaboradores mais próximos de Koeman na época, Albert Roca, ex-técnico de El Salvador e preparador físico da sua equi+a técnica naquela temporada 2020-2021 no Barcelona, ​​​​também destaca a surpresa de todos com aquele jovem recém-chegado de Las Palmas.

“Desde os primeiros treinos em que fizemos exercícios de posse de bola, o treinador percebeu o valor do jogador. Ele chegou ainda com 17 anos e já demonstrava o que se valoriza agora, que é um jogador que não perde a bola, que participava constantemente, pedia a bola, com muita personalidade. Ronald já via nele um possível titular desde o início, apostou nele desde os particulares (da pré-temporada) e acabou por disputar muitas partidas naquele ano. Foi direto para a seleção, sem passar por algumas etapas", lembrou.

Os números de Pedri
Os números de PedriFlashscore

Decolagem relâmpago

A estreia em jogo oficial pelo Barça foi no dia 27 de setembro de 2020, na terceira jornada da LaLiga frente ao Villarreal (vitória por 4-0).

A estreia como titular foi no dia 17 de outubro, na derrota por 1-0 com o Getafe, e três dias depois marcou o seu primeiro golo, na vitória por 5-1 sobre o Ferencvaros, da Hungria, tornando-se o terceiro jogador mais jovem da história do Barcelona a marcar na Liga dos Campeões.

Pedri acabou por ser uma das sensações da temporada, em que o Barça de Koeman conquistou a Taça do Rei, e em 2021 foi incluído no onze ideal do Europeu, conquistou a prata olímpica com a Espanha em Tóquio e conquistou dois prestigiados prémios de melhor sub-21 do ano, o Golden Boy atribuído pela Tuttosport e o Troféu Kopa pela France Football.

Os caminhos de Pedri e Koeman separaram-se quando o técnico neerlandês foi demitido do Barça, em outubro de 2021.

Lamento que as coisas não tenham corrido como queríamos. Serei sempre grato por tudo o que você fez por mim, por me dar sua confiança desde o primeiro momento e pela oportunidade de realizar meu sonho”, escreveu Pedri, numa mensagem no Instagram.

Mais aceleração

Desde então, Pedri cresceu, apesar das lesões e, aos 22 anos, possivelmente faz a sua melhor temporada.

Já disputou 42 jogos em todas as competições, com um saldo relativamente modesto de golos (5), mas uma importância capital na dinamização do jogo ofensivo dos catalães.

"Quando chegou ao Barcelona, ainda conseguiu ganhar muito mais musculatura e é isso que tem feito nos últimos anos na academia. Vocês podem ver essa aceleração agora. Ele nunca será um jogador rápido, mas quando consegue acelerar e manter essa corrida, sendo tecnicamente superior, ganha muitas linhas e costuma ultrapassar o adversário com certa facilidade", analisou Albert Roca, ao falar sobre a sua evolução.

O treinador espanhol, Luis De la Fuente, confia especialmente nele para esta eliminatória frente aos Países Baixos de Koeman.

"Pedri está num momento de maturidade, de interpretação de jogo muito boa. Ele dá-nos muita versatilidade. É um dos melhores do mundo na sua posição", elogiou-o na semana passada, ao anunciar a sua convocatória.

Siga o Países Baixos - Espanha no Flashscore