Portugal vai defrontar Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações. Foi este o resultado do sorteio realizado nesta sexta-feira.
Cabeça-de-série por ter conquistado o Grupo A1, a Seleção Nacional sabia de antemão que evitava França, Alemanha e Espanha. Acabou por ficar com o adversário teoricamente mais acessível, já que os nórdicos foram os que fizeram menos pontos (8) de entre todos os apurados para os quartos de final.

Com um novo treinador - Brian Riemer - e com o segundo lugar selado por um empate na Sérvia, a Dinamarca ainda apresenta figuras reconhecíveis como Kasper Schmeichel na baliza ou Christian Eriksen no meio-campo que partilha com Morten Hjulmand, do Sporting. Alexander Bah, do Benfica, é outros dos habituais nesta solução.
Existe um histórico de 16 encontros entre portugueses e dinamarqueses, com clara vantagem para a Seleção Nacional (11 vitórias). De resto, os nórdicos venceram apenas em três ocasiões, a última na qualificação para o Euro-2012 (2-1, em outubro de 2011). A última vez que as dua equipas se encontraram foi em 2015, no apuramento para o Euro-2016, com Portugal a vencer por 1-0.
Caso avance para a Final Four, Portugal vai medir forças com quem sair do embate entre Itália e Alemanha. A decisão do título está agendada para as datas entre 4 e 8 de junho de 2025, sendo que o anfitrião vai ser selecionado de entre os quatro semifinalistas.
Confira o sorteio completo:
Meias-finais
Itália/Alemanha - Dinamarca/Portugal
Países Baixos/Espanha - Croácia/França
Quartos de final
Países Baixos - Espanha
Croácia - França
Dinamarca - Portugal
Itália - Alemanha
Play-off manutenção/subida A
Bélgica, Escócia, Hungria e Sérvia vão querer manter o estatuto na Divisão A, enquanto Áustria, Grécia, Turquia e Ucrânia procuram subir para o primeiro escalão.
Turquia - Hungria
Ucrânia - Bélgica
Áustria - Sérvia
Grécia - Escócia
Play-off manutenção/subida B
Kosovo, Bulgária, Arménia e Eslováquia vão procurar a subida para a Divisão B, enquanto Islândia, República da Irlanda, Geórgia e Eslovénia querem conservar o estatuto na segunda divisão.
Kosovo - Islândia
Bulgária - República da Irlanda
Arménia - Geórgia
Eslováquia - Eslovénia
Play-off manutenção/subida C
Letónia e Luxemburgo tentam conservar o estatuto na terceira divisão, enquanto Gibraltar e Malta procuram subir.
Gibraltar - Letónia
Malta - Luxemburgo