Mais

Liga das Nações: Portugal tenta em Copenhaga ficar mais perto da final four

Ronaldo em ação no treino da Seleção
Ronaldo em ação no treino da SeleçãoOpta by Stats Perform, FPF
Portugal procura esta quinta-feira alcançar um bom resultado em Copenhaga, frente à Dinamarca, para ficar mais perto da final four da Liga das Nações, na primeira mão dos quartos de final da prova.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Uma década depois do triunfo por 1-0 na qualificação para o Euro-2016, com um golo de Cristiano Ronaldo nos descontos, a seleção nacional regressa à capital dinamarquesa, desta vez com o objetivo de alcançar pela segunda vez na sua história a fase decisiva da Liga das Nações.

Ronaldo, que completou 40 anos em fevereiro, continua a liderar o ataque e a capitanear a equipa das quinas, numa partida em que o selecionador Roberto Martínez tem praticamente todos os jogadores disponíveis.

João Cancelo, lesionado, nem chegou a ser convocado e é a maior baixa na formação lusa, enquanto Nuno Tavares ainda integrou o estágio, mas acabou dispensado também por causa de problemas físicos.

A seleção lusa tem 10 jogadores em risco de falharem a segunda mão, caso vejam um cartão amarelo em Copenhaga (Renato Veiga, Rúben Dias, Cristiano Ronaldo, João Neves, João Palhinha, Pedro Neto, Bernardo Silva, Rúben Neves, Nelson Semedo e Diogo Jota).

Este será o sexto jogo de Portugal na Dinamarca, com a seleção nacional a registar três vitórias, um empate e uma derrota. O único desaire (2-1) aconteceu no apuramento para o Euro-2012, numa partida em que Ronaldo também marcou.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

Agora sob o comando de Brian Riemer, a Dinamarca vive uma fase de renovação, com o aparecimento de jogadores talentosos, como Hjulmand, do Sporting, Isaksen e Biereth, que tem dado que falar no Mónaco nesta segunda metade de temporada, mantendo alguns nomes bem experientes, com a segunda geração Schmeichel na baliza e Eriksen, o mais internacional de sempre do país com 140 jogos.

A seleção das quinas chegou aos quartos de final da Liga das Nações, depois de ter vencido o Grupo A1, com quatro vitórias e dois empates, enquanto a Dinamarca foi segunda classificada no Grupo A4, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

Portugal conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a ‘final four’ em 2020/21 e 2022/23.

O Dinamarca-Portugal está agendado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Parken e terá arbitragem do bósnio Irfan Peljto.

O segundo e decisivo duelo com os escandinavos está marcado para domingo, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, também às 19:45, e vale o acesso à ‘final four’ da Liga da Nações.