Três semanas antes da definição dos grupos das quatro divisões, que vai decorrer em 12 de fevereiro, em Bruxelas, na Bélgica, o organismo deu conta da composição dos potes e dos procedimentos do sorteio da quinta edição da mais recente competição europeia de seleções, que se iniciará depois do Mundial-2026, no qual a equipa nacional também vai participar.
Portugal está acompanhado por Espanha, França e Alemanha no quarteto de cabeças de série da Liga A, que reúne os quatro finalistas da época passada, cujo jogo decisivo foi vencido pelos lusos frente aos espanhóis, campeões europeus, através do desempate por penáltis, em junho de 2025, na cidade germânica de Munique.
Ao reeditar o êxito de 2019, quando derrotou os Países Baixos no Porto, a seleção das quinas isolou-se no palmarés da prova, com dois troféus, superando Espanha e França, triunfantes em 2023 e 2021, respetivamente.
Itália, Países Baixos, Dinamarca e Croácia estão logo abaixo dos cabeças de série, sendo que os balcânicos encontraram Portugal na fase principal da última edição, enquanto os nórdicos foram adversários nos quartos de final, introduzidos na temporada passada e disputados a duas mãos.
Se Sérvia, Bélgica, Inglaterra e Noruega perfazem o Pote 3, País de Gales, República Checa, Grécia e Turquia juntam-se no quarto e derradeiro nível.
Composta por quatro grupos com quatro seleções cada, a Liga A volta a acolher Inglaterra, República Checa e País de Gales, todas promovidas diretamente da Liga B, tal como a estreante Noruega - Grécia e Turquia também debutarão no escalão principal, mas subiram através do play-off.
As despromovidas Escócia e Polónia, que defrontaram Portugal na Liga das Nações de 2024/25, são cabeças de série na Liga B, a par de Hungria e Israel, ao passo que Islândia, Albânia, Montenegro e Cazaquistão são as equipas mais cotadas na Liga C.
As quatro divisões contam com 54 países, à exceção da Rússia, excluída das competições europeias devido à invasão à Ucrânia, mas a Liga D tem metade dos cabeças de série indefinidos, uma vez que Gibraltar e Letónia vão enfrentar-se num play-off a duas mãos em março, tal como Malta ou Luxemburgo, com os derrotados a juntarem-se a Azerbaijão e Lituânia.
Ao contrário das outras edições, a fase de grupos da Liga das Nações de 2026/27 vai ser disputada em dois períodos internacionais no segundo semestre de 2026, entre 24 de setembro e 06 de outubro, com as quatro primeiras jornadas, e de 12 a 17 de novembro, com as derradeiras duas.
Os dois primeiros classificados das quatro poules da Liga A rumam aos quartos de final, que se disputam em 25 e 30 de março de 2027, com os terceiros a seguirem para um play-off diante de um segundo da Liga B, à qual descem diretamente as quatro últimas seleções do escalão principal.
A fase final da Liga das Nações realiza-se no fim da próxima época, entre 09 a 13 de junho de 2027, com as duas meias-finais, o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares e a partida decisiva, em local ainda a designar.
Em 13 de fevereiro, no dia seguinte ao sorteio, a UEFA vai divulgar o calendário de jogos da fase principal, com as respetivas datas e horários.
Composição dos potes:
Liga A
Pote 1
Portugal
Espanha
França
Alemanha
Pote 2
Itália
Países Baixos
Dinamarca
Croácia
Pote 3
Sérvia
Bélgica
Inglaterra
Noruega
Pote 4
País de Gales
República Checa
Grécia
Turquia
Liga B
Pote 1
Escócia
Hungria
Polónia
Israel
Pote 2
Suíça
Bósnia-Herzegovina
Áustria
Ucrânia
Pote 3
Eslovénia
Geórgia
República da Irlanda
Roménia
Pote 4
Suécia
Macedónia do Norte
Irlanda do Norte
Kosovo
Liga C
Pote 1
Islândia
Albânia
Montenegro
Cazaquistão
Pote 2
Finlândia
Eslováquia
Bulgária
Arménia
Pote 3
Bielorrússia
Ilhas Faroé
Chipre
Estónia
Pote 4
Letónia ou Gibraltar
Luxemburgo ou Malta
Moldova
São Marino
Liga D
Pote 1
Azerbaijão
Lituânia
Gibraltar ou Letónia
Malta ou Luxemburgo
Pote 2
Liechtenstein
Andorra
