Mais

Liga das Nações: Ralf Rangnick desvaloriza a derrota da Áustria na Sérvia

Para Ralf Rangnick, a derrota não tem importância em termos de perspectivas para o Campeonato do Mundo.
Para Ralf Rangnick, a derrota não tem importância em termos de perspectivas para o Campeonato do Mundo.ČTK / imago sportfotodienst / Gerhard Dittrich
O selecionador austríaco, Ralf Rangnick, reagiu com calma ao facto de a equipa não ter conseguido recuperar a subida de divisão na Liga das Nações. "Não significa nada", disse o treinador de 66 anos após a amarga derrota na Sérvia, no que diz respeito a uma possível participação no Campeonato do Mundo de 2026: "Por muito má que seja a derrota, é melhor agora do que nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo".

A derrota por 2-0 em Belgrado significou que os austríacos, que estiverma nos oitavos de final do Campeonato da Europa de 2024, perderam a possibilidade de regresso à Divisão A da Liga das Nações. "Este resultado é absurdo em termos do desenrolar do jogo, e é o que se sente. O primeiro golo é contra o rumo do jogo", disse Rangnick. Um golo de mão estendida após um erro do guarda-redes Alexander Schlager e o cartão vermelho para Gernot Trauner roubaram à Áustria a recompensa pelo seu jogo dominante.

Assim, a seleção austríaca continua na divisão B da Liga das Nações, mas o resultado pode também ter alguns aspectos positivos para o Campeonato do Mundo nos EUA, Canadá e México.

Com a vitória, a Sérvia passa para o complicado Grupo K de qualificação, que conta com os favoritos Inglaterra, além de Albânia, Letónia e Andorra. A Áustria, por seu lado, é favorita no Grupo H com a Roménia, a Bósnia-Herzegovina, Chipre e São Marino. Os vencedores dos 12 grupos europeus de qualificação têm um lugar garantido no Campeonato do Mundo de 2026, enquanto os segundos classificados têm de disputar o play-off. A Europa enviará um total de 16 participantes para a fase final do próximo verão.