O alemão Tuchel tornou-se o terceiro treinador de Inglaterra estrangeiro quando foi nomeado sucessor de Gareth Southgate no ano passado e faz sua estreia contra a Albânia em Wembley na sexta-feira.
O antigo treinador do West Ham United, Portsmouth e Tottenham Hotspur, Redknapp, disse que Tuchel, que tem um contrato de 18 meses, não era a sua escolha óbvia, mas que herdou um plantel que é a inveja do mundo.
"É uma situação estranha, na verdade. Esta manhã, ouvi Jens Lehmann (antigo guarda-redes do Arsenal ) dizer que já imaginaram a Alemanha com um treinador inglês? É impossível", disse Redknapp.
"Não foi um treinador que me chamou a atenção quando ouvi a notícia. Pensei: "Meu Deus. Quando escolhemos o (italiano Fabio) Capello, temos o Capello, que é um vencedor em série, da Liga dos Campeões, do AC Milan, de todos os sítios que dirigiu. Era um ícone".
Tuchel, de 51 anos, ganhou dois títulos da liga com o Paris SG, a Liga dos Campeões com o Chelsea e a Bundesliga com o Bayern de Munique, mas esta é a sua primeira função internacional.
A campanha de qualificação da Inglaterra para o Campeonato do Mundo começa contra a Albânia antes de receber a Letónia na segunda-feira e Redknapp diz que o alemão aprenderá pouco com essas partidas.
"É difícil julgar neste momento. Ele escolheu um plantel para jogar contra duas equipas inúteis. Vou estar a ver Coronation Street (telenovela) quando isso acontecer. Não consigo dar-me ao trabalho de ver isso", acrescentou Redknapp, de 78 anos.
"O que é que ganhamos em ver-nos vencer a Letónia por 5-0 ou 6-0? O que é que aprendemos sobre qualquer um dos jogadores? É difícil, até entrarmos numa competição."
A Inglaterra também enfrenta Andorra e Sérvia no Grupo K.
"Ele tem de ganhar alguma coisa, basicamente, para ser um sucesso. (O antecessor de Tuchel) Gareth (Southgate) levou-nos tão longe. Ele tem uma oportunidade, tem um grande plantel, um grande grupo de jogadores", disse Redknapp.
"Provavelmente não os trocaríamos por ninguém. Então, está tudo lá para ele ir e ganhar um troféu", acrescentou.
Southgate conduziu a Inglaterra a duas finais do Euro e às meias-finais do Campeonato do Mundo, mas não conseguiu entregar nenhum troféu.
Redknapp, que foi sempre preterido para o cargo de selecionador de Inglaterra, disse que preferia um treinador inglês para o lugar, mas acrescentou que apenas Eddie Howe, do Newcastle, se destacava como candidato.
"Sou a favor de um treinador inglês, eu. Gostava de ver isso. Se não se consegue encontrar um treinador inglês, é porque algo correu mal algures. Não é o sistema de treino, porque eles podem fazer os seus exames de treino. A FA não pode fazer nada para escolher quem gere os clubes. Isso é com os proprietários", anotou.
"São todos proprietários estrangeiros. E eles chegam e parecem querer ter treinadores estrangeiros", rematou.