Mais

Roberto Martínez: "Na fase de apuramento para o Europeu venci 10 jogos em 10 e fui criticado"

Roberto Martínez, selecionador nacional
Roberto Martínez, selecionador nacionalFPF
Roberto Martínez, selecionador nacional de Portugal, deu esta segunda-feira entrevistas à SportTV e ao Universo Valdano, da Movistar Plus+, em semana de final four da Liga das Nações, com a formação lusa a medir forças com a Alemanha na próxima quarta-feira.

Importância de Cristiano Ronaldo: "Dentro de campo tem um acompanhamento meticuloso. Fora, os jogadores precisam de mostrar valores de equipa, um compromisso exemplar, quando falamos de jogadores como o João Neves e do Mora ter uma oportundiade de falar com o Cristiano ajuda no desempenho que vão ter no futuro da Seleção. É como falar do clima, todos têm uma opinião."

Futuro de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional: "Ninguém tem um plano, nem o próprio Cristiano."

Filho de Cristiano Ronaldo: "Foi muito bonito ter visto a atitude do Cristiano Júnior e isso não é fácil quando está o olho mediático a acompanhar um jogo de sub-15. Temos de dar espaço."

Lista de convocados de Portugal: "O mote dentro do balneário é clareza, montamos a estratégia em função do adversário, não de um jogador. Temos os melhores jogadores da Europa, se não temos um plano claro, não podemos potenciar a capacidade individual coletivamente."

Críticas à liderança: "A Seleção é de todos, juntos somos mais fortes. Na fase de apuramento para o Europeu venci 10 jogos em 10 e fui criticado."

Compreendeu as cíticas? "Há críticas subjetivas e há outras que não são justas. Não estou a fazer o meu trabalho e se estiver a acompanhar o ruído em volta da seleção. Sei que o meu trabalho é alvo de opiniões."

Lugar em risco? "O meu foco é dar tudo, o compromisso é total, tenho uma experiência de dez anos em seleções. O meu objetivo é ganhar todas as competições."

Objetivo: "Objetivo principal é fazer o que não foi feito: ganhar o Mundial."

Metas a alcançar: "Para mim o mais importante é saber porquê de um jogador querrer estar na Seleção. O trabalho de um treinador de um clube e o trabalho de um selecionador é totalmente diferente. A possibilidade de estar num Mundial é como cumprir um sonho de criança. O objetivo de Portugal é melhorar essa classificação de 1966."

Pedro Gonçalves: "O Pedro entrou no nosso grupo em setembro, foi muito consistente até à lesão. Gostámos muito da maturidade que ele trouxe, comunica muito bem e tem uma boa experiência. Precisamos disso nesta fase da Liga das Nações. Além disso, precisamos do Pedro do ponto de vista tático."

Rodrigo Mora: "O Mora foi convocado porque mereceu. Cresceu muito. A sua capacidade técnica e de decisão dentro da área não são normais para alguém com 18 anos. É uma característica muito importante no jogo moderno. Estamos a falar de um novo talento nacional tal como o João Simões, o Geovany Quenda ou o Mateus Fernandes."

Rafael Leão: "É um jogador importante no 1 para 1, o melhor jogador do mundo nesse aspeto. O estágio de outubro e novembro foi o que melhor em que esteve presente. Na minha opinião, a melhor posição relaciona-se com muita largura e espaço."

João Félix: "O compromisso do João Félix pela Seleção é muito forte. É um jogador diferente. Valorizei muito a entrada dele nos jogos em casa, contra a Escócia e Croácia. Ele precisa de consistência dentro do grupo, assim como o João Palhinha. Estamos na fase final porque eles trabalharam muito bem antes."

Liga das Nações: "A final four é um momento especial. A Alemanha é um adversário perfeito para preparar o Mundial. Temos o mesmo nível de talento do que todos os finalistas."

Siga o Alemanha - Portugal no Flashscore