Mais

Tão pálida como a nova camisola: Portugal perde na Dinamarca

Atualizado
Hojlund festeja o golo perante o desalento de Cristiano Ronaldo
Hojlund festeja o golo perante o desalento de Cristiano RonaldoOpta by Stats Perform/AFP
Portugal perdeu esta quinta-feira, no Parken, diante da Dinamarca, por 1-0, na primeira mão do play-off de acesso à final four da Liga das Nações. Hojlund, lançado aos 69 minutos, marcou o golo da vitória dinamarquesa, aos 78 minutos e festejou à... Cristiano Ronaldo. A segunda mão está marcada para domingo, no Estádio José Alvalade.

Recorde as incidências da partida

Roberto Martínez apresentou novidades no onze de Portugal, com Gonçalo Inácio e Bernardo Silva no banco, para apostar em Renato Veiga e Pedro Neto de início. Do lado dinamarquês, onde Hjulmand, capitão do Sporting, manteve a titularidade, a grande surpresa foi a exclusão de Hojlund, avançado do Manchester United, que começou no banco, ao lado de Conrad Harder.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Susto a abrir

A partida no Parken começou com a Dinamarca ao ataque e com um enorme susto log aos 3 minutos, quando Diogo Costa errou na saída de bola, rematou contra Biereth e quase entrou com a bola dentro da sua própria baliza. Aos 6' foi Lindstrom, de meia distância, a rematar à figura do guarda-redes português. Respondeu a Seleção Nacional, aos 8', com remate cruzado de Pedro Neto para Schmeichel voar e desviar para canto.

Portugal conseguia ganhar o domínio do jogo e, aos 16', castigando uma falta sobre Rafael Leão, Rúben Dias amorteceu para Renato Veiga rematar muito por cima. Aos 22' Diogo Dalot serviu Bruno Fernandes, que rematou ao lado mas já em fora de jogo.

Diogo Costa brilhou

Aos 23 minutos, Renato Veiga cortou com a mão um remate de Eriksen. Grande penalidade para a Dinamarca, com o mesmo Eriksen a ser travado pelo voo de Diogo Costa, aos 24'.

Aos 28' novamente a Dinamarca perto do 1-0, com Lindstrom a rematar para corte crucial de Rúben Dias, com Diogo Costa já batido. Aos 33' foi Portugal que ficou perto do golo, no terceiro canto de que beneficiou, batido por Nuno Mendes, com Cristiano Ronaldo a tocar e Renato Veiga a rematar para defesa apertada de Kasper Schmeichel, mas já com falta assinalada. Um minuto depois, cruzamento de Rafael Leão, Diogo Dalot a amortecer e Cristiano Ronaldo, de cabeça, a atirar ao lado. Aos 36' valeu a Portugal, uma vez mais, Diogo Costa, a voar para negar o golo a Biereth. Aos 43' foi outro Diogo, o Dalot, que não permitiu a Eriksen marcar, com um corte em cima da linha de golo.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Nada mudou, nem Diogo Costa

Sem substituições para a segunda parte, Portugal tentou mostrar outra cara mas foi, outra vez, da Dinamarca a primeira situação de golo, aos 55 minutos, com Isaksen a rematar para mais uma defesa crucial de Diogo Costa. Aos 57 minutos o mesmo Isaksen foi derrubado por Diogo Dalot, que viu amarelo, mas na marcação do livre Eriksen bateu para defesa segura de Diogo Costa.

Lugar às mudanças

Respondeu Portugal, aos 64 minutos, na recarga a um livre de Bruno Fernandes, com Vitinha a rematar ao lado, antes da primeira substituição de Roberto Martínez, aos 66', lançando Nélson Semedo no lugar de Diogo Dalot. Respondeu a Dinamarca, com Hojlund e Skov Olsen nos lugares de Biereth e Lindstrom, aos 69'. 

Aos 72 minutos Isaksen testou a pontaria, de fora da área, para Diogo Costa encaixar, antes de Eriksen, aos 73', com tudo para marcar, falhar o remate de primeira dentro da área. Aos 74' valeu Rúben Dias, a cortar o remate de Isaksen, antes de Roberto Martínez apostar em Gonçalo Inácio e Rúben Neves, tirando Renato Veiga e Rafael Leão. Logo na primeira abordagem, Gonçalo Inácio deixou fugir Hojlund, que rematou ao lado da baliza de Diogo Costa.

O golo que se adivinhava

Tantas vezes a Dinamarca ameaçou, tantas vezes Portugal evitou, mas aos 78 minutos, numa bela jogada ao primeiro toque, a Dinamarca colocou-se na frente, com Hjulmand e Eriksen, antes de Olsen cruzar para Hojlund rematar, marcar e festejar... à Cristiano Ronaldo.

Aos 86 minutos Wind substituiu Eriksen na Dinamarca, com Roberto Martínez a apostar em Bernardo Silva no lugar de João Neves, antes de Dorgu ocupar o lugar de Isaksen, aos 87 minutos. Já dentro dos cinco minutos de compensação, aos 90+10, Olsen rematou às malhas laterais, perante a falta de capacidade de reação portuguesa no Parken, exceção feita ao remate de Pedro Neto, mesmo a fechar (90+5'), para defesa segura de Schmeichel. A decisão fica agora guardada para Alvalade, onde Portugal entrará a correr atrás do prejuízo.

Homem do jogo Flashscore: Isaksen (Dinamarca)

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaFlashscore