Recorde as incidências da partida
O Benfica entrou mais forte em Alvalade e cedo assumiu o controlo do dérbi lisboeta, diante de um Sporting com dificuldades em ter bola e em ligar o seu jogo ofensivo.
De régua e esquadro
A primeira ameaça das águias surgiu aos 15 minutos, quando Anna Gasper colocou a bola no fundo das redes leoninas, mas o lance foi anulado por fora de jogo de Lúcia Alves.
A insistência encarnada deu frutos pouco depois: aos 22 minutos, Catarina Amado executou um cruzamento perfeito da direita, encontrando Nycole Raysla completamente solta na área para uma finalização de cabeça, num lance em que a guarda-redes Wellmann ficou mal na fotografia.
O Sporting tinha sérias dificuldades em reagir e só não sofreu o segundo pouco antes da meia hora de jogo porque Wellmann aplicou-se para travar um remate de Chandra Davidson, que apareceu no coração da área contrária para aproveitar um passe de calcanhar de Nycole.
Pouco depois, aos 33 minutos, Telma Encarnação, a única a remar contra a maré encarnada, respondeu com um remate potente, travado pela jovem Thaís Lima (17 anos). No lado contrário, Wellmann também voltou a mostrar serviço, aos 35', com uma defesa fantástica a remate de Moller.
Já perto do intervalo, aos 41 minutos, Telma Encarnação voltou a criar perigo com um remate espontâneo e fortíssimo de pé esquerdo, novamente defendido por Thaís.
Penálti para o empate
Na segunda parte, o Sporting apresentou-se mais determinado em mudar o rumo do jogo. Aos 55 minutos, Jeneve Gray trabalhou muito bem pelo corredor direito, servindo Carla Armengol, que não conseguiu aproveitar a oportunidade. Pouco depois, aos 59 minutos, Thaís Lima voltou a brilhar ao defender o remate de Telma Encarnação, mantendo o Benfica em vantagem.
As pentacampeãs nacionais responderam de imediato e continuaram a criar perigo. Aos 66 minutos, Chandra Davidson surgiu na cara do golo após um passe soberbo de Anna Gasper, mas Wellmann negou o 0-2 com uma excelente intervenção. Logo a seguir, aos 67', foi Moller a tentar, obrigando Wellmann a nova defesa.
Ao ver o relógio avançar, Micael Sequeira esgotou as substituiçõs, lançando Carolina Santiago, Rita Fontemanha e Samara Lino, numa tentativa de refrescar a equipa leonina e a aposta revelou-se certeira. Apenas seis minutos depois, Carolina Santiago conquistou uma grande penalidade, após falta de Catarina Amado.
Chamada à conversão, Telma Encarnação não acusou a pressão do momento e, com frieza que lhe é característica, marcou de penálti, devolvendo esperança aos mais de três mil espetadores presentes em Alvalade, que estiveram perto de celebrar a reviravolta no primeiro minuto do tempo de descontos.
Contas feitas, o Benfica mantém-se firme na liderança da Liga Feminina, com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting, e segue confiante na busca do hexacampeonato.
Melhor em campo Flashscore: Anna Gasper (Benfica)
