Dária Kaminska, natural de Peniche, passou pela formação do GD Atouguiense e da AE Óbidos até entrar nos quadros do Sporting a partir de 2019/2020. Na época 2022/2023, estreou-se pela equipa B de Alvalade e foi ao serviço da equipa B que marcou dois golos em 11 jogos na última temporada. Dária Kaminska chega a Guimarães por empréstimo, válido por uma época, do Sporting.
A jovem atleta muda-se agora para a Cidade Berço com “muita ambição” e “vontade de conquistar coisas bonitas com este símbolo ao peito”, assumindo que este é um momento importante.
“Assinar pelo Vitória é um passo muito importante na minha carreira, conheço a grandeza do clube, da história e a paixão dos adeptos”, disse.
Internacional pelos escalões de formação sub-17, sub-18 e sub-19 da Seleção Nacional, soma 16 internacionalizações, tendo representado Portugal no Europeu de sub-19 em junho de 2025 ao lado das novas colegas Mafalda Mariano e Marta Gago.
Pronta para estar às ordens de Ivo Roque na nova época, Dária Kaminska assume que está agora mais próxima de cumprir o objetivo de se estrear na principal divisão das equipas femininas de futebol em Portugal.
“A Liga BPI é o palco certo para crescer e mostrar o meu valor e quero aproveitar esta oportunidade ao máximo”, afirmou. Satisfeita por integrar um projeto “ambicioso” e que tem “condições para evoluir”, mostra-se feliz por integrar um clube centenário que “acredita no crescimento do futebol feminino”.
Concluída a mudança para o Norte do país, na primeira experiência fora da sua área de residência, Dária já fala como uma Conquistadora, preferindo falar do coletivo em vez do individual. “Queremos ser uma equipa capaz de competir de igual para igual com qualquer adversário e, pessoalmente, quero mostrar que estou pronta para competir ao mais alto nível e assim afirmar-me também na Liga BPI”, concluiu.
