Mais

Feminino: Tribunal aceita providência cautelar do Damaiense SAD para integração na Liga

Atualizado
Damaiense com problemas na inscrição na próxima época
Damaiense com problemas na inscrição na próxima épocaSport Futebol Damaiense Feminino

O Tribunal Central Administrativo do SUL (TCAS) aceitou a providência cautelar do Damaiense SAD, que tinha falhado o licenciamento para a Liga feminina de futebol, e exigiu que o clube seja reintegrado na competição de forma provisória.

“Face ao exposto, julga-se procedente a providência cautelar requerida, ordenando-se que a requerida (Federação Portuguesa de Futebol), no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, pratique todos os atos necessários à admissão e integração imediata, ainda que a título provisório, da requerente no Campeonato Nacional Feminino da 1.ª Divisão”, lê-se no acórdão, divulgado na página do TCAS.

Fonte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse à agência Lusa que o organismo foi notificado da decisão sem ser ouvido e que está a preparar a sua posição no processo.

A FPF tinha informado que o Damaiense SAD não tinha conseguido obter a licença para disputar a Liga feminina, com o clube a recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que, por não conseguir em tempo útil, constituir um colégio arbitral, remeteu o caso para o TCAS.

O tribunal não considera que “o decretamento da presente providência cause qualquer prejuízo à requerida e contrainteressados (restantes clubes) superior àquele que se visa acautelar, havendo mecanismos para repor a situação se se concluir que a requerente não deveria disputar a Liga BPI”.

A Comissão de Licenciamento da FPF considerou que o Damaiense SAD falhou em vários parâmetros no pedido de inscrição, como não ter um estádio na sua associação distrital ou em outra, mas a menos de 100 quilómetros da primeira, além de ter falhado com documentação de demonstração financeira, entre outras.

O Damaiense SAD, que se separou do clube durante a última temporada, apresentou o Estádio Algarve como recinto para os seus jogos em casa e que já pediu a filiação na Associação de Futebol do Algarve, garantindo que apresentou todos os documentos necessários.

O conjunto, que terminou a temporada a jogar no Estádio Eng.º Carlos Salema, em Marvila, em Lisboa, concluiu a Liga feminina 2024/25 na oitava posição, chegando às meias-finais da Taça da Liga e aos quartos de final da Taça de Portugal.