Mais

Adepto do Colo Colo morre após cair do telhado do Monumental de Santiago

Tragédia no Chile pela morte de um adepto
Tragédia no Chile pela morte de um adeptoPEPE ALVUJAR/PHOTOSPORT / PHOTOSPORT / Photosport via AFP
Um adepto do Colo Colo morreu este domingo após cair de um telhado no estádio Monumental de Santiago, no contexto do superclássico do futebol chileno contra a Universidad de Chile, confirmou a polícia à AFP.

Recorde as incidências do encontro

O incidente manchou uma das partidas mais aguardadas da liga chilena, entre os dois clubes mais populares do país.

Segundo relatou um porta-voz do departamento de Comunicações da polícia chilena, "foi registado um acidente que terminou com uma pessoa morta no Estádio Monumental" de Santiago.

O adepto, um chileno de 31 anos, caiu poucos minutos antes do início da partida "ao tentar mudar de lugar dentro do estádio", de uma zona situada a aproximadamente três metros de altura, explicou à imprensa o delegado presidencial de Santiago, Gonzalo Durán.

Ferido, foi levado a um hospital, onde a sua morte foi confirmada, acrescentou Durán uma vez finalizado o encontro.

A partida, correspondente à 22.ª jornada da liga chilena de futebol, foi disputada sob rigorosas medidas de segurança e com um grande reforço policial nos arredores do estádio Monumental.

O Colo Colo venceu graças ao golo de Vicente Pizarro aos 82 minutos.

Sem suspensão

A partida não foi suspensa apesar da morte do adepto.

Segundo explicou o delegado Durán, foi determinado que "não era aconselhável" a suspensão após o acidente, pois "poderia ter significado uma alternância maior" entre as claques.

Antes e no final da partida, não foram registados incidentes maiores nos arredores do estádio, garantiu a autoridade local.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Ao final da partida, Arturo Vidal, uma das estrelas do Colo Colo, lamentou a morte do adepto e afirmou que só souberam da notícia após o fim do jogo.

Por sua vez, o presidente da Universidad de Chile, Michael Clark, disse que a partida deveria ter sido suspensa após a morte do adepto.

O duelo é o segundo que a Universidad de Chile disputa pelo torneio local depois dos violentos incidentes registados em Buenos Aires, no duelo pela Taça Sul-Americana contra o Independiente de Avellaneda.

Adeptos de ambas as equipas atacaram-se na semana passada com facas, paus e granadas dentro do Estádio Libertadores da América, numa batalha que deixou 19 feridos e mais de uma centena de adeptos chilenos detidos.

O confronto obrigou ao cancelamento da partida aos 48 minutos.