A Liga dos Campeões 2025/26 está de volta - a segunda época no novo formato e a 71.ª edição do principal troféu de equipas no futebol europeu. Neste artigo, encontrará tudo o que precisa de saber sobre a nova época, cuja final será disputada em Budapeste, a 30 de maio de 2026.
O sorteio da fase principal da Liga dos Campeões
O sorteio da fase principal da Liga dos Campeões 2025/26 teve lugar no Mónaco, a 28 de agosto de 2025.
A 30 de janeiro de 2026 será efetuado o sorteio do play-off da fase a eliminar, antes do sorteio final, de todas as eliminatórias até à final, que decorre a 26 de fevereiro.
Pode ver aqui a análise ao sorteio do Sporting e, neste outro artigo, a análise ao sorteio do Benfica.
As 36 equipas apuradas foram divididas em quatro potes de nove equipas cada, com base no coeficiente de clubes da UEFA, exceto o detentor do título da Liga dos Campeões (PSG), que foi automaticamente colocado como cabeça de série no Pote 1.
As 36 equipas foram então sorteadas manualmente, e um software automatizado sorteou os seus oito adversários aleatoriamente, determinando quais os jogos que seriam em casa e quais seriam fora.
Entre os destaques, reedições de finais do torneio como PSG-Bayern de Munique, Juventus-Dortmund, Liverpool-Real Madrid e Real Madrid-Juventus.
Duelos em destaque (datas por definir)
Bayern de Munique-Chelsea
Real Madrid-Manchester City
PSG-Bayern de Munique
Arsenal-Bayern de Munique
Barcelona-PSG
Liverpool-Real Madrid
Juventus-Dortmund
Inter de Milão-Liverpool
Chelsea-Barcelona
Liverpool-Atlético de Madrid
Inter de Milão-Arsenal
Manchester City-Nápoles
Real Madrid-Juventus
Equipas apuradas
A Liga dos Campeões também terá lugar na época 2025/26 com 36 equipas na fase principal. 29 apuraram-se diretamente através dos campeonatos domésticos, enquanto sete outros participantes passaram pela qualificação. Acompanhe aqui a classificação da Liga dos Campeões.
Portugal está representado pelo campeão nacional Sporting e o Benfica, vice-campeão, depois de ter eliminado o Fenerbahçe, de José Mourinho, no play-off de acesso à fase de liga da prova milionária.
Equipas na fase principal
Inglaterra: Liverpool, Arsenal, Manchester City, Chelsea, Tottenham Hotspur, Newcastle
Espanha: Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Athletic Bilbao, Villarreal
Itália: Nápoles, Inter de Milão, Atalanta, Juventus
Alemanha: Bayern, Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt, Borussia Dortmund
França: Paris Saint-Germain, Marselha, Mónaco
Países Baixos: PSV Eindhoven, Ajax
Bélgica: Union Saint-Gilloise e Club Brugge
Turquia: Galatasaray
República Checa: Slavia Praga
Grécia: Olympiacos
Noruega: Bodo/Glimt
Chipre: Pafos
Cazaquistão: Kairat
Azerbaijão: Qarabag
Dinamarca: Copenhaga
Formato da Liga dos Campeões
Os 36 clubes competem entre si num formato de liga única, em oito jornadas diferentes. No entanto, nem todos jogam contra todos. Em vez disso, cada equipa joga quatro jogos em casa e quatro jogos fora, contra diferentes adversários. Os clubes vão ser divididos em quatro potes de nove equipas, de acordo com o ranking da UEFA. Os atuais campeões estão automaticamente no primeiro pote, que contém os clubes nominalmente mais fortes.
Com a ajuda do software, cada equipa será sorteada contra oito adversários, dois de cada pote. De setembro a janeiro, estes jogos serão disputados, como habitualmente, às terças e quartas-feiras, às 17:45 e às 20:00, respetivamente. A exceção é a última jornada, em que todos os jogos são disputados à mesma hora.
As 8 primeiras equipas da fase de liga qualificam-se diretamente para os oitavos de final. Os 9.º a 24.º classificados disputam uma nova fase de play-off, com uma primeira e uma segunda mão, para determinar os restantes oito clubes dos oitavos de final. A partir dos oitavos de final, tal como nos anos anteriores, o sistema de eliminatórias continua a duas mãos até à final.
Calendário
A fase de liga da Liga dos Campeões conta com oito jornadas, com início em setembro e final em janeiro, altura em que todos os jogos vão acontecer à mesma hora. Segue-se, após sorteio e play-offs, as eliminatórias, a duas mãos, até à final da competição.
1.ª jornada: 16 a 18 de setembro de 2025
2.ª jornada: 30 de setembro a 1 de outubro de 2025
3.ª jornada: 21/22 de outubro de 2025
4.ª jornada: 4/5 de novembro de 2025
5.ª jornada: 25/26 de novembro de 2025
6.ª jornada: 9/10 de dezembro de 2025
7.ª jornada: 20/21 de janeiro de 2026
8.ª jornada: 28 de janeiro de 2026
Play-offs: 17/18 e 24/25 de fevereiro de 2026
Oitavos de final: 10/11 e 17/18 de março de 2026
Quartos de final: 7/8 e 14/15 de abril de 2026
Meias-finais: 28/29 de abril e 5/6 de maio de 2026
Final: 30 de maio de 2026
Onde é a final?
A Liga dos Campeões vai decidir-se a 30 de maio de 2026, em Budapeste, na Puskás Arena. Com capacidade para 67.215 espectadores, foi construído no lugar do antigo Estádio Puskás Ferenc, demolido em 2016, com a nova infra-estrutura erguida em 2019, sempre em homenagem ao antigo capitão da seleção húngara, Ferenc Puskás.
A Puskás Arena foi um dos estádios do Euro-2020, disputado em 2021, sendo que Portugal disputou ali dois dos jogos do Grupo F, diante de França (2-2) e Hungria (0-3).
Onde posso ver a Liga dos Campeões?
À semelhança do que aconteceu na temporada passada, a transmissão da Liga dos Campeões vai estar dividida entre a SportTV e a DAZN. O primeiro canal terá a prioridade para escolher os jogos mais importantes, dando prioridade aos das equipas portuguesas, enquanto os restantes serão transmitidos no segundo.