Mais

A maldição de Mbappé na Liga dos Campeões

Kylian Mbappé ao serviço do Real Madrid
Kylian Mbappé ao serviço do Real MadridÓSCAR DEL POZO / AFP
Kylian Mbappé tem um currículo invejável com a seleção francesa, com a qual venceu o Campeonato do Mundo na Rússia, em 2018 com apenas 19 anos. Foi vice-campeão no Mundial do Catar, em 2022, depois de perder na final para a Argentina e também tem um título da Liga das Nações em seu nome.

No entanto, a nível de clubes, há um troféu que lhe escapou e pelo qual luta há anos: a Liga dos Campeões. Kylian Mbappé (26 anos) chegou ao Real Madrid no verão passado com o objetivo de colmatar esse défice.

Depois de várias tentativas, conseguiu vestir a camisola branca, a do rei da competição, que tinha acabado de ganhar a Décima Quinta na época passada, derrotando o Dortmund na final em Wembley.

No entanto, este ano não foi assim. Depois de uma trajetória irregular na fase de campeonato, em que as derrotas com Lille, AC Milan e Liverpool obrigaram o Madrid a disputar o play-off contra o City, e apesar de ter ultrapassado dois exigentes play-offs contra os Sky Blues e o Atlético Madrid, a aventura terminou nos quartos de final. O 3-0 da primeira mão no Emirates foi demasiado pesado e o 1-2 no Bernabéu confirmou-o. Como se isso não bastasse, Mbappé saiu mais cedo com uma lesão no tornozelo, cuja extensão saberemos nas próximas horas.

Mbappé terá certamente mais oportunidades em branco para atingir este objetivo.

Obsessão PSG

Mbappé chegou a uma meia-final honrosa com o Mónaco na sua primeira aparição em 2016-2017, onde a Juventus acabou por eliminar a equipa do Principado.

Com o PSG, disputou sete edições da Liga dos Campeões. A sua melhor participação foi em 2019-2020, quando os parisienses chegaram à final, mas perderam com o Bayern. Em duas ocasiões, a equipa da capital francesa chegou às meias-finais. Em 2020-2021, foi eliminado da final pelo Manchester City e na época passada foi eliminado pelo Borussia Dortmund.

Nas restantes quatro participações, o PSG foi eliminado nos oitavos de final. Em 2017-2018 para o Real Madrid, em 2018-2019 para o Manchester United, em 2021-2022 novamente para o Real Madrid e em 2022-2023 para o Bayern de Munique.