Mais

Aktürkoglu vale milhões: Benfica afasta Fenerbahçe e entra na fase de liga da Champions

Atualizado
Kerem Aktürkoglu decidiu encontro na Luz
Kerem Aktürkoglu decidiu encontro na LuzOpta by Stats Perform, PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

O Benfica carimbou, esta quarta-feira, o passaporte para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao vencer o Fenerbahçe (1-0), no Estádio da Luz. Aktürkoglu, que tem sido apontado de forma insistente ao clube turco neste mercado de transferências, marcou o golo decisivo que colocou as águias na prova milionária, enquanto a equipa de José Mourinho terá de disputar a Liga Europa. São cerca de 45 milhões de euros que entram nos cofres encarnados.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Kerem Aktürkoglu. É o nome do momento. O nome que vale milhões… para o Benfica. Não, o internacional turco não deixou a Luz para encher os cofres encarnados (pelo menos para já), mas foi ele quem ofereceu ao clube uma verdadeira injeção de capital financeiro e desportivo. Um golo do camisola 7 frente ao Fenerbahçe carimbou a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões e garantiu à turma de Bruno Lage presença na tão cobiçada prova milionária.

Antes mesmo de o sorteio ditar o confronto com o Fenerbahçe, o nome de Aktürkoglu já preenchia capas de jornais. Rumores davam conta de que o extremo poderia trocar a Luz pelo clube turco neste mercado de transferências. O destino, no entanto, guardava uma reviravolta perfeita: as duas equipas acabariam por se encontrar no play-off decisivo e o rumor ganhou ainda mais força. Muito se falou, muito se escreveu, mas a verdade é que o jogador manteve-se de águia ao peito… e acabou por ser a grande figura da eliminatória.

As principais estatísticas da primeira parte
As principais estatísticas da primeira parteFlashscore

Polémica(s) num enredo digno de cinema

O jogo começou a um ritmo frenético. Com cinco alterações em relação ao último onze, o Benfica entrou com atitude dominante, diante de um adversário que teve dificuldades em manter a posse de bola e criar perigo para a baliza de Trubin. Essa postura resultou em várias oportunidades claras e, nos primeiros 25 minutos, as águias chegaram mesmo a festejar por duas vezes.

Contudo, o árbitro esloveno Slavko Vinčić, apoiado pelo VAR, anulou os golos de Pavlidis (11') e Leandro Barreiro (23'), apontando irregularidades nos dois lances.

Ou seja, o marcador manteve-se inalterado, para desespero de jogadores, equipa técnica e staff encarnado.

O silêncio de quem decide

“Irritado”, “chateado”, “desconfortável”. Foram muitos os rótulos que tentaram colar a Kerem Aktürkoglu ao longo de toda esta novela. A pressão era evidente, os rumores não paravam e, dentro de campo, o internacional turco não estava a realizar uma exibição de encher o olho, ao contrário, por exemplo, de Dedić (que reforço!).

Mas o futebol escreve-se em detalhes. E, na terceira grande oportunidade das águias frente a Livaković, o internacional turco não perdoou. Um remate certeiro, frio, clínico. Golo.

A reação, no entanto, disse quase tudo. Nada de varinha de Harry Potter, nada de festejos exuberantes, nem sequer um sorriso rasgado. Aktürkoglu limitou-se a receber o abraço dos campanheiros de equipa, que confirma aquilo que muitos já desconfiavam: por mais decisivo que seja dentro de campo, o extremo não está confortável com toda a situação.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Pontaria a mais de En-Nesyri

Após uma primeira parte amplamente dominada pelo Benfica, o segundo tempo trouxe poucas mudanças no rumo do jogo, ainda que tenha sido disputado a um ritmo mais baixo e com menos ocasiões de perigo por parte das águias.

Pouco depois da hora de jogo, António Silva obrigou Livaković a uma defesa atenta, mas a melhor resposta que o Fenerbahçe conseguiu oferecer surgiu num cabeceamento de En-Nesyri, que fez a bola embater caprichosamente na barra da baliza de Trubin. E isto, em bom rigor, foi o melhor que a equipa de José Mourinho conseguiu produzir nos 90 minutos.

Para piorar o cenário turco, Talisca acabou expulso, deixando o Fenerbahçe em inferioridade numérica nos minutos finais e, de certa forma, estendendo a “passadeira dos milhões” para o seu antigo clube.

Contas feitas, a vitória representa um encaixe direto de cerca de 45 milhões de euros para o Benfica: 18 milhões garantidos pela qualificação para a fase de grupos e cerca de 25 milhões adicionais, resultado da soma dos contratos de transmissão televisiva com o ranking da UEFA dos últimos anos. 

Melhor em campo Flashscore: Kerem Aktürkoglu (Benfica)