O brasileiro estava afastado desde que sofreu uma lesão no tendão da coxa, na vitória por 1-0 do líder da Premier League e da Liga dos Campeões sobre o Crystal Palace, a 5 de outubro.
Na terça-feira, os comandados de Arne Slot aumentaram para seis jogos o seu recorde de 100% de aproveitamento em competições europeias, em Espanha, mas precisaram do seu guarda-redes para fazer várias defesas importantes.
"É ótimo estar de volta", disse Alisson ao site do clube.
"Honestamente, eu estava ansioso por este momento (depois de) nove semanas trabalhando tão duro, você não pode acreditar. Queria que fosse perfeito para nós, e perfeito significa três pontos e uma folha limpa para um guarda-redes. Claro que o desempenho, sabemos que poderíamos ter feito melhor com a bola e sem ela, mas estou feliz de qualquer maneira, porque foi um trabalho árduo para mim voltar e eu só quero manter esse sentimento, aproveitando cada jogo a partir de agora e ficar em forma", acrescentou o brasileiro.
Na ausência de Alisson, Caoimhin Kelleher brilhou como substituto até um erro no final do empate 3-3 com o Newcastle, na semana passada.
Arne Slot, no entanto, disse que não hesitou em restaurar um homem que ele acredita ser o melhor guarda-redes do mundo como seu número um.
"Ele mostrou mais uma vez hoje por que eu disse tantas vezes que ele é o nosso primeiro guarda-redes", disse Slot.
"Isso não tem nada a ver com Caoimhin - ele foi muito, muito bem. Mas o Alisson tem sido muito importante para este clube há muitos anos e também para o seu país. Ele mostrou hoje que é provavelmente um dos melhores, na minha opinião o melhor guarda-redes do mundo", acrescentou o treinador do Liverpool.
Arne Slot criticou a exibição da sua equipa contra o Girona, mas Alisson apontou para um calendário extenuante para justificar uma ligeira queda desde o ponto alto de vencer o Real Madrid e o Manchester City confortavelmente no espaço de cinco dias.
O Liverpool tem quatro pontos de vantagem na liderança da Premier League e um jogo a menos do que o segundo classificado, o Chelsea, e está praticamente garantido nos oitavos de final da Liga dos Campeões, com dois jogos a menos na fase de apuramento para o campeonato.
"Não somos máquinas e vamos ter dias não tão bons, mas o bom do futebol é que você tem outra chance em três dias", disse Alisson.
"Basta olhar para as coisas boas que fizemos nos jogos contra o Manchester City e o Real Madrid, e continuar a fazer isso", acrescentou.