Mais

Análise: Alexander Isak é o sucessor ideal de Darwin Núñez no Liverpool

Alexander Isak ao serviço do Newcastle
Alexander Isak ao serviço do NewcastleProfimedia
Apesar de ter conquistado o título da Premier League, o Liverpool de Arne Slot ainda tem um longo caminho a percorrer.

Os Reds não conseguiram vencer Taça da Liga, permitindo que o Newcastle conquistasse o seu primeiro troféu em 70 anos, e foram eliminados da Taça de Inglaterra na quarta ronda pelo Plymouth Argyle.

Os planos de voltar a disputar a Liga dos Campeões em Anfield terminaram em desilusão após a derrota nas duas partidas contra o PSG, finalista da competição.

Com a saída de Trent Alexander-Arnold, ficou claro que a prioridade é a lateral direita. No entanto, a chegada de um goleador comprovado ao lado de Mo Salah e Luis Diaz poderia ser a contratação que levaria a equipa para o próximo nível.

Se os rumores se confirmarem, Darwin Núñez poderá estar de saída neste verão, o que não deverá ser uma grande surpresa para o uruguaio e para os adeptos do clube. Para começar, o avançado recebeu mais cartões amarelos na época passada na Premier League (oito) do que marcou golos (cinco).

Esses cinco golos foram marcados num total de 30 jogos, o que lhe dá uma média medíocre de um golo em seis, não é suficiente para uma equipa campeã e com aspirações a reinar a nível nacional e europeu nos próximos anos. As duas assistências que fez no mesmo período também atestam o desinteresse de um jogador que deveria estar ocupado a marcar golos e a aterrorizar os defesas.

Darwin não conseguiu acertar no remate contra o Newcastle
Darwin não conseguiu acertar no remate contra o NewcastleGraham Hunt/ProSports/Shuttersto / Shutterstock Editorial / Profimedia

A relação golos por jogo é ainda pior na Liga dos Campeões, onde marcou apenas um golo em nove jogos. Com uma precisão de remate de 46,4%, Núñez não se pode redimir dizendo que teve azar à frente da baliza. Para um jogador de qualidade tão evidente, esta é mais uma estatística escandalosa.

Aos 25 anos, deveria estar no seu auge, mas a sua carreira parece estar a definhar. Por isso, não é de admirar que o seu clube esteja a tentar recrutar alguém para fazer o trabalho que Darwin claramente não está a fazer.

Alexander Isak, o brilhante jogador sueco do Newcastle, é um dos jogadores que já foi ligado aos Reds em várias ocasiões. Embora o Newcastle tenha feito uma advertência firme sobre o seu avançado, e seja verdade que os Magpies estão em melhor posição para o manter, agora que se qualificaram para a Liga dos Campeões na próxima época, nunca se deve dizer nunca quando se trata do jogo e do negócio do futebol. As estatísticas de Isak falam por si.

23 golos em 34 jogos na Premier League

Com 23 golos e seis assistências em 34 jogos na Premier League, Isak está atrás apenas de Salah na corrida pela Bota de Ouro da época 2024/25. O único cartão amarelo é a prova da disciplina que tem faltado a Nunez nos últimos tempos.

Com uma precisão de remate de 60,5%, o rendimento do uruguaio melhorou consideravelmente, e a sua taxa de conversão de grandes oportunidades (50%) também é impressionante.

Mas Isak não é apenas um goleador, ele também é um fenómeno moderno. O jogo de ligação é de alto nível e a sua taxa de sucesso de 77%, para não falar da sua vontade de voltar e ajudar os companheiros - 55 recuperações na Premier League e mais nove na Taça da Liga - são sinais de que é um jogador em plena posse de bola.

Se há uma área em que ele precisa melhorar, é o desarme. Em 2024/25, Isak tentou apenas 12 desarmes na Premier League e ganhou apenas cinco. Numa equipa de Arne Slot, Isak deveria, sem dúvida, fazer mais.

O único problema que poderia fazer descarrilar os planos do Liverpool seria o preço que o Newcastle exigiria pelos serviços de Isak , caso se sentisse tentado a vendê-lo. Para um jogador tão talentoso como ele, mais de 100 milhões de libras parece uma estimativa conservadora e, embora o Liverpool nunca se tenha coibido de pagar tais quantias, os proprietários não dispõem de uma reserva de dinheiro inesgotável e são conhecidos por não terem gasto demasiado no passado.

Como em qualquer transferência que possa revelar-se problemática, é sobretudo o desejo do jogador que poderá fazer pender a decisão para um lado ou para o outro.

O Newcastle, como é seu direito, certamente exigirá alguma lealdade de Isak nesta fase de seu desenvolvimento, enquanto o Liverpool, como atual campeão da Premier League, representa uma perspetiva atraente. Aos 25 anos, tem a mesma idade de Núñez, e a decisão que Isak tomar a seguir será, sem dúvida, uma das mais importantes da sua carreira.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore