Mais

Análise: Lewandowski desafiou a idade e entrou no livro dos recordes da Liga dos Campeões

Lewandowski festeja contra o Dortmund
Lewandowski festeja contra o Dortmundpressinphoto / ddp USA / Profimedia

Há um ditado famoso no que diz respeito aos desportistas que diz que a forma é temporária e a classe é permanente.

Recorde aqui as incidências do encontro

É certamente uma descrição apropriada para o eterno avançado do Barcelona, Robert Lewandowski.

Embora a idade lhe pese um pouco, o facto é que nunca foi o ponta de lança mais rápido. O seu melhor trabalho sempre foi um resultado do instinto de predadora e à superioridade de movimentos dentro e fora da área, em vez de tentar bater o último defesa em velocidade para perseguir passes longos ou causas perdidas.

Na quarta-feira, contra o Borussia Dortmund, o internacional polaco de 36 anos voltou a brilhar.

Com o bis, chegou aos 34 golos na fase a eliminar da Liga dos Campeões, igualando Karim Benzema e ficando apenas atrás de Lionel Messi (49 golos) e Cristiano Ronaldo (67).

A noite histórica de Lewandowski contra o Dortmund

Lewandowski tornou-se também o primeiro jogador da história a marcar mais de 10 golos numa campanha da Liga dos Campeões por três clubes diferentes: Barcelona, Bayern de Munique (duas vezes) e Dortmund.

Ainda mais significativo para um clube que estava na penúria há apenas algumas épocas, o Barcelona não perdeu nenhum dos seus 23 jogos em todas as competições até agora em 2025 (19 vitórias e 4 derrotas), que é o melhor início invicto de um ano civil na sua história (o melhor anterior foi em 2016 - 22 jogos, 19 vitórias e 3 empates).

Juntamente com Lamine Yamal e Raphinha, Lewandowski foi sensacional contra o Dortmund, que sofreu a sua maior derrota de sempre num jogo da Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões da UEFA (derrota por 4-0 contra o Ajax na fase de grupos de 2021/22).

A força do desempenho global vai certamente chamar a atenção das outras equipas e, para tentar travar o poderio de Hansi Flick, as equipas adversárias têm de lidar com um avançado de 36 anos que não mostra qualquer sinal de abrandamento em termos de golos. Lewandowski tem agora 99 golos pelo Barcelona em todas as competições, bem como 20 assistências, e estes foram marcados em apenas 138 jogos.

É um número surpreendente alguém no auge da carreira, ainda mais para um que está a entrar na fase decrescente.

Mais um prémio Pichichi

Esta temporada, é o melhor marcador do campeonato espanhol, com 25 golos em 29 jogos, e já está com uma mão na tem uma mão Pichichi. Para se ter uma ideia da sua excelência na Catalunha, está apenas atrás de Luis Suárez (192 golos no Barça desde 2014/15) e Lionel Messi (315 golos no Barça desde 14/15).

Luka Modric continua ao mais alto nível aos 39 anos, Cristiano Ronaldo e Karim Benzema brilham na Liga saudita aos 40 e 37 anos, respetivamente, e Lionel Messi continua a não mostrar sinais de abrandamento na MLS, aos 37 anos.

Tabela de remates do Barcelona contra o Borussia Dortmund
Tabela de remates do Barcelona contra o Borussia DortmundOpta by Stats Perform

Os ex-jogadores do Real Madrid Ronaldo e Benzema estão entre os três melhores marcadores na Liga saudita esta temporada, com o português a apontar 21 golos em 25 jogos - o que o coloca no topo - e o francês subiu ao pódio graças a 17 golos em 23 jogos. A MLS ainda agora recomeçou, mas Messi já tem três golos em quatro jogos.

No entanto, pode argumentar-se que nenhum destes jogadores está a jogar a um nível tão elevado como Lewandowski neste momento. Não esquecendo que o avançado está a participar em pleno nos sucessos da sua equipa, em vez de se limitar a aparecer para ganhar o seu salário.

Modric pode continuar a ser uma peça importante nos planos de Carlo Ancelotti, mas, aparentemente, o croata é agora um suplente de impacto e não titular.

Luka Modric é atualmente mais um suplente de impacto no Real Madrid
Luka Modric é atualmente mais um suplente de impacto no Real MadridJose Breton/NurPhoto/Shutterstoc / Shutterstock Editorial / Profimedia

Lewandowski, no entanto, foi titular em 128 das 138 partidas que disputou e, com impressionantes 11.009 minutos na carreira no Barça, apenas Jules Kounde, 10 anos mais novo, tem mais (11.365) desde que o polaco chegou aos blaugrana.

A sua percentagem de passes  continua a ser favorável, entre os 75% e 80%, e tem sido tão estável no Barça como o foi no Bayern de Munique.

Em termos de quantidade de duelos ao longo das épocas, estes dois aspetos oscilam ligeiramente, mas Lewandowski envolve-se definitivamente em vez de passar ao lado. Por exemplo, os 307 duelos no Barça em 2022/23, foram superiores aos 281 pelo Bayern, em 2020/21, e apenas um pouco abaixo dos 325 pelos bávaros, em 2021/22.

Robert Lewandowski festeja o golo do Barcelona contra o Dortmund com Raphinha e Lamine Yamal
Robert Lewandowski festeja o golo do Barcelona contra o Dortmund com Raphinha e Lamine YamalČTK / imago sportfotodienst / Bagu Blanco / PRESSINPHOTO

Os duelos aéreos e as recuperações de bola são outras áreas em que se mantém consistente, sendo a precisão de remate a única área em que o jogador ainda pode trabalhar. No entanto, se continuar a marcar golos com tanta regularidade, Hansi Flick não terá de considerar esta pequena lacuna (56,3%) no jogo do avançado.

Um avançado tão bom que tem o sexto sentido apurado para saber quando e onde deve estar, por isso não é necessário microgerir o seu tempo de jogo.

Alimentação saudável na origem da longevidade

O segredo para que Lewandowski se tenha mantido tão ativo e em forma já depois dos 30 anos deve-se, quase de certeza, à dieta "às avessas", implementada pela sua mulher Anna.

"Abstemo-nos de lactose e de farinha de trigo. Trata-se de comida de qualidade. Panquecas, brownies, esparguete de legumes, papas de aveia ou milhete. Também gostamos de comer peixe de alta qualidade. Por vezes, depois do treino, bebemos sumo de beterraba com canela ou pimenta de cayenne. Quando misturamos muitos alimentos ao mesmo tempo, às vezes não estamos a fazer a coisa certa", disse ela numa entrevista em 2019.

Robert Lewandowski, do FC Barcelona, e a sua mulher Anna Lewandowska nos Prémios Marca em Barcelona, 23 de novembro de 2023
Robert Lewandowski, do FC Barcelona, e a sua mulher Anna Lewandowska nos Prémios Marca em Barcelona, 23 de novembro de 2023Alejandro Garcia / EPA / Profimedia

Lewandoski também considera que a ingestão de calorias é uma das partes mais importantes do seu regime de fitness.

Como as sobremesas são doces, podem ser digeridas mais rapidamente. As sopas também. Mas as proteínas demoram mais tempo a digerir. Se eu comer algo doce no final e se misturar com a proteína no meu estômago, também é mais difícil de processar. Uma alimentação saudável é importante para mim e este método adequa-se a mim. Melhora a queima de gordura. A minha mulher sugeriu-me este método. Ela é uma treinadora de fitness e tem muitos conhecimentos sobre o funcionamento do corpo. É muito boa no que faz, tanto que muitos outros jogadores internacionais querem trabalhar com ela", confessou.

Se ajudar o Barcelona a conquistar o primeiro título da Liga dos Campeões no espaço de uma década, a Bola de Ouro pode ser um belo prémio para Lewandowski este ano.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore