Análise: Olise é trunfo mágico de Vincent Kompany

Michael Olise com o Bayern.
Michael Olise com o Bayern.ALEXANDRA BEIER / AFP

O internacional francês atravessa uma excelente fase no Bayern Munique de Vincent Kompany. Mais uma vez brilhante este fim de semana, é simultaneamente o joker e uma certeza a que o seu treinador pode recorrer.

Siga o Bayern - Union Saint-Gilloise com o Flashscore

Um golo, três assistências, tudo isto a sair do banco. Michael Olise não hesitou um segundo ao entrar em campo frente ao RB Leipzig aos 56 minutos, este sábado. Com vontade de se divertir e de provar que foi um erro não o ter colocado de início, o internacional francês ofereceu uma exibição irrepreensível. Incisivo, veloz, inteligente nas suas investidas, o médio criativo do Bayern continua a dar dores de cabeça às defesas adversárias. 

Números impressionantes

No futebol, nem tudo se resume a estatísticas. Contudo, no caso da época de Olise, é impossível não as destacar juntamente com as suas qualidades. Nascido em Londres, já soma 10 golos e 13 assistências em 18 jogos na Bundesliga. Na Liga dos Campeões, regista 1 golo e 5 assistências em 6 partidas. 

Números que saltam à vista e que evidenciam sobretudo a facilidade com que se movimenta no relvado. Bem fixo no lado direito, Olise faz verdadeiros prodígios. A sua velocidade, aliada à inteligência de jogo, permite-lhe libertar-se rapidamente dos adversários. Se juntarmos a sua agilidade no drible e a eficácia na finalização, temos o melhor que pode oferecer.

A sua complementaridade com o coletivo bávaro é também uma enorme mais-valia para a equipa. Com grande fluidez, consegue lançar os colegas e ajudá-los a brilhar. Os automatismos adquiridos na época passada estão a dar frutos, sobretudo com Harry Kane – avançado com quem partilha o melhor rendimento do Bayern este ano.

Assim, a individualidade de Olise simplifica o jogo dos Campeões da Alemanha. No entanto, o seu altruísmo torna-o imprescindível no grupo de Vincent Kompany. É o jogador de que precisa para vencer partidas, como a desta quarta-feira frente à Union Saint-Gilloise.

Um impacto invejado

Em duas épocas no Bayern, Olise transformou-se por completo. Chegou após bons desempenhos no Crystal Palace, mas ainda tinha tudo por provar. Depois de uma boa passagem pela seleção francesa, evoluiu de forma eficaz no plantel bávaro. O resultado: logo neste verão, estava pronto para corresponder. Com os automatismos adquiridos em 2024/25 e cada vez mais trabalho, tornou-se indispensável. 

Basta olhar para o exemplo deste sábado frente ao Leipzig. Antes de entrar, o Bayern estava a ser pressionado e não conseguia realmente ultrapassar a defesa contrária. Assim que entrou, mudou tudo. Quer a lançar os colegas, quer a desequilibrar pelo flanco direito, esteve sempre em destaque. Os visitantes inverteram completamente o rumo do jogo e venceram por 5-1. 

Kompany pode utilizá-lo como quiser. Sabe que terá sempre um impacto fundamental na sua equipa. O belga recusou compará-lo a Arjen Robben na conferência de imprensa da semana passada. Mas, com a sua qualidade e um pouco mais de experiência, Olise pode muito bem conquistar um lugar no panteão dos extremos do clube de Munique. 

Com uma média de Flashscore de 8,5 em todas as competições no último mês, Olise afirma-se como um dos jogadores em melhor forma da Europa. E certamente não ficará por aqui. 

Os números de Olise
Os números de OliseFlashscore