Análise: Os dados antes do jogo grande da Liga dos Campeões entre Inter e Arsenal

Bukayo Saka, do Arsenal, e Piotr Zielinski, do Inter, em ação durante o jogo da Liga dos Campeões 2024/25
Bukayo Saka, do Arsenal, e Piotr Zielinski, do Inter, em ação durante o jogo da Liga dos Campeões 2024/25Mairo Cinquetti / Alamy / Profimedia

Que grande jogo nos espera no Estádio Giuseppe Meazza na noite de terça-feira.

Acompanhe as incidências da partida

O finalista vencido da Liga dos Campeões da época passada, o Intern, ocupa atualmente a sexta posição na tabela e vai defrontar o líder da Premier League e da Liga dos Campeões, Arsenal.

Registo perfeito do Arsenal na Liga dos Campeões

Até ao momento, os Gunners têm sido absolutamente dominadores na Europa, apresentando um registo perfeito: seis jogos, seis vitórias, com 17 golos marcados e apenas um concedido.

Mikel Arteta e o seu plantel devem, por isso, entrar em campo confiantes de que podem somar mais três pontos ao total atual de 18.

Os gigantes europeus encontraram-se na fase de grupos da competição na época passada e, nessa ocasião, um penálti de Hakan Calhanoglu aos 48 minutos garantiu aos nerazzurri uma vitória tangencial por 1-0.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Foi o terceiro confronto oficial entre as duas equipas, com o Inter a somar também uma vitória num dos outros dois jogos. Importa referir que o Arsenal não venceu nenhum dos últimos cinco jogos em solo italiano. O melhor que conseguiu foi um empate a zero, não tendo marcado qualquer golo nesses encontros.

Na verdade, desde 2008, quando os Gunners venceram por 2-0 os eternos rivais do Inter, o AC Milan, não voltaram a celebrar uma vitória em Itália, sendo que o único triunfo sobre os nerazzurri foi um épico 5-1 em Milão.

Sem vitórias frente ao Inter desde 2003

Apesar do peso da história recente estar contra os londrinos do norte, existe pelo menos o precedente de terem vencido no palco de terça-feira – ainda que tenha sido na era dos Invencíveis.

Calhanoglu, tal como Denzel Dumfries, deverá falhar este jogo, e tanto Raffaele Di Gennaro como Tomas Palacios vão ser sujeitos a testes físicos de última hora.

Histórico de confrontos
Histórico de confrontosFlashscore

Do lado do Arsenal, Piero Hincapié e Riccardo Calafiori estão fora das opções, e será interessante perceber se Arteta vai apostar no central Cristhian Mosquera no onze inicial, tendo já em mente o próximo jogo dos Gunners, no domingo, frente ao Manchester United.

Apesar de os anfitriões de terça-feira terem perdido o último jogo da Liga dos Campeões em casa frente a uma equipa inglesa (0-1 contra o Liverpool), mantêm-se invictos desde então.

Resultado desapontante frente ao Forest

O Inter perdeu também o último jogo europeu no terreno do Atlético de Madrid, e não perde três jogos consecutivos na Liga dos Campeões desde 2011, altura em que o atual treinador Cristian Chivu ainda jogava pela equipa.

Os londrinos do norte também estão numa série invicta desde que defrontaram o Club Brugge (3-0), e não perderam nenhum dos últimos 11 jogos em todas as competições.

No entanto, o resultado mais desapontante dessa sequência foi o empate a zero frente ao Nottingham Forest, que luta para evitar a descida de divisão, na última jornada.

“Viemos aqui para ganhar, isso é evidente, e não conseguimos, por isso a palavra é desilusão",  afirmou Arteta no final do jogo. 

"Criámos quatro grandes oportunidades, mas foi muito difícil criar grande dinâmica ao longo do jogo, por isso é desapontante".

Martinelli pode fazer história

Gabriel Martinelli falhou uma ocasião clara no City Ground, mas lidera a tabela de marcadores do Arsenal na Liga dos Campeões com cinco golos.

Com uma série de seis jogos sem perder fora de casa em todas as competições, os Gunners marcaram em todos os seis jogos da principal competição europeia esta época.

Tendo em conta o equilíbrio do confronto da época passada, e também o facto de o Inter ter marcado primeiro nos seus seis jogos mais recentes, é fundamental para o Arsenal tentar ser o primeiro a marcar.

Isso pode não ser suficiente para garantir a vitória – embora ambas as equipas não tenham perdido nesta edição da competição sempre que abriram o marcador – mas obrigaria o atual líder da Serie A a assumir o jogo, dando espaço para Martinelli e Bukayo Saka explorarem as costas dos laterais.

O brasileiro pode tornar-se o primeiro jogador do seu país a marcar em seis jogos consecutivos da Liga dos Campeões se fizer o gosto ao pé em San Siro e, caso o Arsenal vença, será a primeira vez na sua história que soma sete triunfos seguidos na Liga dos Campeões.

Lautaro é a maior ameaça para os Gunners

Os visitantes vão ter de estar atentos a outro sul-americano que também sabe como marcar.

Isto porque Lautaro Martinez atravessa um bom momento de forma – cinco golos nos últimos 10 jogos da Serie A – e os seus oito golos na Liga dos Campeões desde o início de 2025 igualam o registo de todos os seus colegas juntos.

Na terça-feira, os golos parecem praticamente garantidos, já que ambas as equipas marcaram em todos os jogos da Liga dos Campeões até agora em 2025/26. Tirando a derrota frente ao Liverpool, o Inter marcou pelo menos dois golos em cada um desses encontros, tal como o Arsenal.

Mesmo um empate garante a qualificação aos Gunners e, nesse cenário, poderemos assistir a um duelo muito mais tático ao longo dos 90 minutos.

Cativante.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore