Mais

Análise: Tudo o que precisa de saber sobre o Nice, adversário do Benfica

Nice perdeu peças importantes e reforçou-se com mais juventude
Nice perdeu peças importantes e reforçou-se com mais juventudePSNEWZ / Sipa Press / Profimedia

Depois de terminar em quarto lugar na Ligue 1 na temporada passada, o Nice qualificou-se para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões e precisa vencer o Benfica se quiser chegar ao play-off. A equipa de Franck Haise tem de recuperar de uma campanha europeia desastrosa.

"Se quisermos ter uma hipótese, uma pequena hipótese, de passar contra o Benfica, precisamos de ter um pouco tempo de inatividade", disse o treinador do Nice, Franck Haise, que sabe que ultrapassar o Benfica não será tarefa fácil.

O sorteio realizado a 21 de julho não poupou o clube da Cote d'Azur, que se depara com um adversário que só falhou uma vez a fase de grupos da Liga dos Campeões desde a época 2010/2011.

O treinador do Nice considera que o Benfica é uma equipa "superior" à que dirige, mas espera vencê-la graças ao "alto nível" que os seus jogadores vão impor. No entanto, se o Nice conseguir ultrapassar esta 3.ª pré-eliminatória, ficará a um passo de se qualificar para a fase de apuramento para a Liga dos Campeões, o que seria inédito na história dos Aiglons.

Poucas contratações, muitas saídas

Mas se Franck Haise conta com o alto nível de exigência dos seus comandados, é porque não pode contar com um mercado XXL para vencer essa potência europeia. Este verão, o Nice anunciou a chegada de cinco novos contratados e doze saídas. Entre eles, Marcin Bulka, titular da baliza na época passada, Jean-Clair Todibo e Gaëtan Laborde.

Evann Guessand, uma das revelações do Nice na última temporada, também deve seguir o mesmo caminho, assim como Hicham Bouadoui, Pablo Rosario e Jérémie Boga, embora haja uma boa hipótese de Franck Haise colocá-lo em campo nesta partida decisiva com o Benfica, já que foi titular nos dois últimos particulares.

As contratações do Nice, por sua vez, são mais uma aposta. Enquanto Yehvann Diouf, ex-guarda-redes do Reims, chega com a quase certeza de ser o titular do Nice esta temporada. As outras contratações são Juma Bah, central de 19 anos, emprestado pelo Manchester City, Isak Jansson, lateral-esquerdo sueco de 23 anos, transferido do Rapid Viena, e Kojo Peprah Oppong, central ganês de 21 anos, oriundo do Norrköping, do Campeonato Sueco. O que é muito diferente das garantias dadas pelos jogadores experientes da Ligue 1 que deixaram o clube este verão.

Outras contratações deverão chegar para reforçar o plantel, mas só depois desta primeira mão contra o Benfica.

Testes bem-sucedidos

Em seis jogos de preparação, o Nice venceu quatro, empatou um e perdeu outro. Os Niçois marcaram em todos os jogos, exceto contra o St. Pauli, a sua única derrota da pré-temporada (2-0). Esta derrota deveu-se à rotação de Franck Haise, com dois jogos amigáveis marcados para o mesmo dia. No mesmo dia, 26 de julho, o Nice obteve uma prestigiante vitória por 1-2 sobre o Feyenoord, com um golo de Jonathan Clauss, que tem estado em grande destaque nesta pré-época.

Os resultados de pré-temporada do Nice
Os resultados de pré-temporada do NiceFlashscore

Mas o Nice está longe de ter recuperado as garantias defensivas que poderia ter mostrado com Jean-Clair Todibo, que saiu para o West Ham, tendo que colocar em campo o jovem Juma Bah, ao lado de Dante. No entanto, os desempenhos ofensivos do clube foram muito positivos, com Evann Guessand, Terem Moffi e Badredine Bouanani a revelarem-se decisivos na construção do jogo.

Histórico europeu negativo

O Nice vem de uma campanha desastrosa na Liga Europa 2024/2025, com 3 empates e 5 derrotas, terminando em 35.º lugar entre 36 equipas. O objetivo para esta temporada 2025/2026 é, portanto, inevitavelmente fazer melhor e, por que não, chegar à fase de grupos do Liga dos Campeões pela primeira vez, o que seria histórico para o clube.

Até agora, os Aiglons sempre tiveram dificuldades nas fases de qualificação da Liga dos Campeões e foram eliminados na fase de play-off na temporada 2017/2018, contra o Nápoles. Mas se a época de 2024/2025 foi catastrófica a nível europeu, o melhor desempenho continental do Nice não foi há muito tempo, quando chegou aos quartos de final da Liga Conferência na época 2022/2023, apenas para ser eliminado no prolongamento pelo Basileia.

A emoção

Habituado a um Allianz Riviera muitas vezes vazio, o Nice criou os meios para mobilizar o público para esta importante partida de início de temporada. A sessão de treino marcada para segunda-feira, dois dias antes do jogo, foi aberta ao público, na esperança de atrair uma multidão maior.

O estádio, por seu turno, estará lotado com 27.000 adeptos, tendo o clube decidido fechar uma parte do anel superior para poder esgotar o recinto e praticar preços acessíveis para reunir as pessoas.

Os adeptos do Nice não terão concorrência dos adeptos do Benfica no que diz respeito ao ambiente: na sequência de uma sanção da UEFA por comportamento perturbador num jogo em Barcelona, em março passado, os adeptos do emblema da Luz estão proibidos de viajar para Nice.

Siga o Nice - Benfica no Flashscore