Mais

Um Super Maxi num leão cheio de pastilha: Sporting empata com a Juventus

Atualizado
Ioannidis nas alturas com Khephren Thuram
Ioannidis nas alturas com Khephren ThuramOpta by Stats Perform/Profimedia

O Sporting empatou esta terça-feira, a um golo, diante da Juventus, em Turim, em jogo da 4.ª jornada da Liga dos Campeões. Maxi Araújo, logo aos 12 minutos, colocou os leões na frente, antes de Vlahovic empatar para a formação italiana, aos 34'. Os leões chegam aos 7 pontos na competição, enquanto a Juventus ainda não ganhou e tem apenas três.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com Fresneda, lesionado, Rui Borges promoveu Vagiannidis ao onze titular do Sporting, numa equipa onde as principais novidades foram Quenda e Ioannidis, no ataque, em vez de Geny Catamo e Luis Suárez. Do lado da Juventus, destaque para a titularidade do português Francisco Conceição, com João Mário no banco.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Super Maxi em noite fria

A primeira jogada de perigo pertenceu à equipa da casa, aos 9 minutos, na sequência de um mau passe de Maxi Araújo, com McKennie a cruzar largo para Vlahovic, ao segundo poste, rematar para defesa a dois tempos de Rui Silva

Na resposta, aos 12 minutos, numa excelente jogada coletiva, o Sporting colocou-se na frente do marcador: Pedro Gonçalves serviu Ioannidis que, de calcanhar, passou para Trincão, com o extremo a assistir Maxi Araújo, que encheu o pé esquerdo para bater Di Gregorio.

Moralizado com a vantagem madrugadora, o leão ficou pertíssimo do 0-2 aos 14 minutos, quando Trincão encheu o pé direito, com a bola a ainda desviar na defesa da Juventus e a bater na barra da baliza de Di Gregorio.

Rui Silva voou para negar reação

Respondeu a Juventus, primeiro com Francisco Conceição a cruzar, para corte de Quenda, antes de Vlahovic, aos 17', cabecear para enorme voo de Rui Silva, negando o empate. Um minuto depois, novamente o guarda-redes do Sporting a voar para desviar para canto um remate forte do avançado sérvio.

Aos 20', uma vez mais Vlahovic, num remate de costas para a baliza, mas à figura de Rui Silva.

O posicionamento do Sporting na primeira parte
O posicionamento do Sporting na primeira parteOpta by Stats Perform/Profimedia

Aos 24', após falta de Thuram sobre Vagiannidis, que valeu amarelo, Pedro Gonçalves tentou surpreender com remate mas a bola bateu no único homem da barreira: Francisco Conceição. Aos 33', de meia distância, Locatelli rematou forte, a rasar o poste mas ao lado.

Vlahovic, claro

Depois das ameaças, travadas essencialmente por Rui Silva, aos 34 minutos Vlahovic conseguiu mesmo chegar ao golo da igualdade, fugindo à marcação de Gonçalo Inácio para, após cruzamento de Thuram, da esquerda, desviar de pé direito e assinar o 1-1 em Turim.

Aos 40 minutos foi Francisco Conceição a ficar pertíssimo do 2-1, após cruzamento de Yildiz, valendo um grande corte para canto de Gonçalo Inácio. Sofria o Sporting na reta final da primeira parte, perante a pressão italiana, com o bloco a recuar para aguentar o 1-1 até recolher aos balneários.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Leão segurou ímpeto italiano

Sem substituições ao intervalo, a segunda parte começou como terminou a primeira, ou seja, com a Juventus ao ataque, e com Maxi Araújo a ceder canto, impedindo que aos 47 minutos o passe de Yildiz chegasse a Francisco Conceição. Aos 50' foi Vlahovic a rematar à figura de Rui Silva, antes de Thuram atirar com o mesmo destino.

Aos 56 minutos Quenda, com algum espaço, tentou servir Ioannidis, mas Di Gregorio antecipou-se e segurou, tal como aos 59', quanto Trincão cruzou para Pedro Gonçalves, valendo a saída a soco do guardião italiano. Aos 63, após cruzamento de Francisco Conceição, dois cortes da defesa leonina a evitar perigo maior para a baliza de Rui Silva, antes de Thuram, de meia distância, encher o pé mas para rematar muito por cima, o mesmo destino que levou no minuto seguinte, embora com lance anulado por fora de jogo.

Nova ala direita

Aos 67 minutos Rui Borges mexeu, e em dose dupla, renovando o flanco direito com Eduardo Quaresma e Geny Catamo nos lugares de Vagiannidis e Geovany Quenda. Aos 72' seguiu-se Luis Suárez no lugar de Ioannidis, ao mesmo tempo que a Juventus lançou Zhegrova e Kostic nos lugares de Thuram e Francisco Conceição.

Os últimos cartuchos

Aos 82 minutos Rui Borges mexeu pela última vez, lançando Morita e Alisson nos lugares de João Simões e Pedro Gonçalves, com a Juventus a apostar em Miretti e Adiz nos lugares de Vlahovic e Locatelli.

Aos 86 minutos, de meia distância, Geny Catamo atirou mas ao lado, antes de Kostic disparar para defesa segura de Rui Silva. Aos 87' a Juventus arriscou, lançando Jonathan David no lugar de Yildiz, em busca de chegar à primeira vitória na Liga dos Campeões. Tal como aconteceu na primeira parte, o leão teve de sofrer na reta final, apostando sobretudo no contra-ataque, com bolas longas, perante o assédio italiano junto da baliza de Rui Silva que, aos 90+2', voltou a brilhar em grande altura, desviando para canto o cabeceamento de Jonathan David. Aos 90+4', após mau passe de Maxi Araújo, valeu o corte de Morita, para novo canto.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Com este empate o Sporting chega aos 7 pontos, enquanto a Juventus continua sem ganhar na Liga dos Campeões, somando o terceiro empate em quatro jornadas.

Homem do jogo Flashscore: Rui Silva (Sporting)

Os números de Rui Silva em Turim
Os números de Rui Silva em TurimOpta by Stats Perform/Profimedia