Mais

Rios com corrente contrária: Benfica perde com o Chelsea e continua a zeros na Champions

Atualizado
Richard Ríos fez autogolo em Stamford Bridge
Richard Ríos fez autogolo em Stamford BridgeEvery Second Media, Every Second Media / Alamy / Profimedia, Opta by Stats Perform

José Mourinho saiu de mãos a abanar no regresso a Stamford Bridge e o Benfica continua sem qualquer ponto na Liga dos Campeões, depois de perder (1-0) em casa do Chelsea, antiga equipa do Special One. Um autogolo de Richard Ríos (18'), pouco depois de um remate de Lukebakio ao poste, decidiu a partida a favor dos Blues e deixou os encarnados em maus lençóis na competição.

Recorde as incidências da partida

"Não voltes onde foste feliz". O ditado servia de aviso para José Mourinho neste regresso a Stamford Bridge, onde o Special One só tinha vencido uma vez como adversário. O destino do sorteio e a saída de Bruno Lage, precisamente após a primeira jornada da Liga dos Campeões, ditaram que o antigo técnico do Chelsea reencontrasse a antiga equipa, mas depois dos abraços e dos cânticos por "José Mourinho", com o típico sotaque londrino, jogou-se futebol e os Blues deram a provar do veneno ao treinador português.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Boa entrada esbarrou no poste

Maresca lançou um onze com algumas surpresas, sem um avançado puro e sem o lesionado Cole Palmer, aos dias de hoje a principal estrela dos londrinos, mas montou uma equipa que entrou pressionante e que procurou incomodar a formação portuguesa, esta noite com três médios - Aursnes juntou-se a Barrenechea e Ríos, Sudakov jogou encostado ao flanco esquerdo. 

O posicionamento do Benfica
O posicionamento do BenficaČTK / AP / Kin Cheung / Opta by Stats Perform

Apesar de algumas dificuldades na construção, com António Silva a entregar o ouro ao bandido para o primeiro remate à baliza de Trubin, que esteve intranquilo com os pés, o Benfica começou por encontrar os espaços na defesa dos Blues e teve duas boas ocasiões para marcar primeiro. Sudakov (6') não entregou nas perfeitas combinações a Lukebakio, após boa combinação junto ao corredor esquerdo, e depois foi o internacional belga a rematar ao poste (8') da baliza de Robert Sánchez, que ainda faz um desvio decisivo ao primeiro poste.

Azar de Richard Ríos travou o ímpeto

O Chelsea tinha mais bola, mas pouca chama no ataque. O Benfica, pelo contrário, encontrava brechas e aproximava-se da área inglesa com perigo. Foi então que surgiu o momento cruel: Richard Ríos, em boa posição para rematar, atrapalhou-se e ofereceu a bola a Robert Sánchez. Dois minutos depois, o castigo. Garnacho escapou pelo flanco esquerdo, cruzou rasteiro e, no meio da confusão, o mesmo Ríos (18') desviou para dentro da própria baliza. Sem criar uma verdadeira oportunidade, o Chelsea já estava em vantagem.

Um golpe duro. Sem uma verdadeira oportunidade, o Chelsea já estava na frente do marcador e a partir daí foi gestão ao estilo Mourinho. A equipa de Maresca controlou a posse de bola e retirou todo o espaço que o Benfica estava a encontrar antes do golo.

Estatísticas da partida ao intervalo
Estatísticas da partida ao intervaloOpta by Stats Perform

Os encarnados tiveram dificuldade a recuperar, o meio-campo foi dominado e os Blues foram para o intervalo a sorrir, depois do 2-0 ter ficado perto de acontecer. Valeu Trubin a negar o golo a Tyrique George (44'), minutos depois de os adeptos benfiquistas terem recebido Enzo Fernández com uns brindes indesejados.

Para a segunda parte, Mourinho não mexeu mas permitiu a subida dos médios Ríos e Aursnes, com o norueguês a aparecer duas vezes na cara de Sánchez, ambas anuladas por fora de jogo, em dois lances que mostraram nova entrada positiva das águias, novamente sem efeitos práticos.

Perante um Benfica a subir de rendimento, Maresca recorreu ao banco e lançou Estêvão, Gittens e João Pedro. Sortudo o treinador que tem um banco destes. A mudança deu alguns frutos e ajudou o Chelsea a reduzir a pressão que o Benfica começava a exercer sobre a baliza de Sánchez, numa segunda parte sem balizas, mas com o tempo a correr a favor do Chelsea.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

José Mourinho ainda refrescou a frente com as entradas de Schjelderup e Ivanovic, que entrou cheio de vontade, mas o Benfica não conseguiu incomodar Sánchez, apesar de ter acabado a partida em cima da área inglesa, e continua sem qualquer ponto nesta edição da Liga dos Campeões. Depois das derrotas com o Qarabag e o Chelsea, que ficou reduzido a 10 a um minuto do fim por expulsão de João Pedro, os encarnados vão ainda mais pressionados a Newcastle.

Homem do jogo Flashscore: Moisés Caicedo (Chelsea)