Recorde as incidências da partida
José Mourinho já tinha anunciado Sudakov nas costas de Pavlidis, na véspera, mas guardou uma surpresa para a chegada ao estádio, com Tomás Araújo no lugar de Dahl, na defesa. De resto, Richard Ríos ocupou o lugar de João Rego, e Trubin e Otamendi regressaram ao onze, tendo em conta a equipa apresentada diante do Chaves (0-2), na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Pressão inglesa antes de Lukebakio
Tomás Araújo abria na esquerda, em fase atacante do Benfica, encostando a Otamendi e António Silva, a defender, com Aursnes a fechar a ala.
Aos 7 minutos o Newcastle fez o primeiro remate, por Gordon, com Otamendi a cortar de cabeça, antes de Woltemade servir Ramsey, aos 8', com António Silva a fazer um grande corte para canto. Na sequência da bola parada, valeu Trubin a parar o cabeceamento de Dan Burn, antes de Jacob Murphy, de meia distância, aos 10', rematar para defesa segura do guarda-redes do Benfica.
Em cima do quarto de hora respondeu o Benfica, com um grande passe de Barrenechea para Lukebakio que, na cara de Nick Pope, encheu o pé para uma defesa de recurso do guarda-redes do Newcastle. Na sequência do lance, Pavlidis cruzou contra o corpo de Thiaw, ganhando um canto que não levou perigo à baliza inglesa.
Aos 19 minutos o mesmo Pavlidis, que um minuto antes arrancou um amarelo a Thiaw, ganhou espaço mas rematou às malhas laterais da baliza do Newcastle. O Benfica subia as linhas, após ter sobrevivido à pressão inicial do Newcastle, e colocava os ingleses em sentido.

O ferro que travou Doddy
Aos 21 minutos, com espaço, à entrada da área, Doddy Lukebakio desferiu um remate forte e colocado, que só foi travado pelo poste da baliza de Nick Pope. Respondeu o Newcastle, aos 22', com forte remate de Jacob Murphy, a passar ao lado do poste da baliza de Trubin.
Aos 27' valeu Dedic a cortar a iniciativa de Murphy, assistido por Anthony Gordon. Na sequência do canto, aos 28 minutos, Dan Burn ganhou de cabeça junto ao segundo poste e Bruno Guimarães desviou para a defesa, com os pés, de Trubin.
Ingleses sem segredos
Aos 32 minutos, numa jogada simples e letal, o Newcastle inaugurou o marcador em St. James' Park. Um mau passe de Tomás Araújo para Aursnes esteve na génese da jogada, com Bruno Guimarães e soltar Jacob Murphy na direita, que cruzou para Anthony Gordon rematar para o fundo das redes e assinar o 1-0.
Aos 39 minutos o Newcastle ameaçou o 2-0, com Jabob Murphy a cruzar e Bruno Guimarães a falhar o desvio por centímetros, mas já em fora de jogo. Aos 43 minutos, uma vez mais Lukebakio, claramente uma mudança acima dos companheiros, a rematar para nova intervenção decisiva de Nick Pope, junto ao poste, negando o 1-1 com defesa para canto.
Em cima dos 45 minutos, Aursnes rematou contra a defensiva inglesa, em lance anulado por falta de Lukebakio sobre Gordon, com amarelo para o extremo dos encarnados, num lapso do árbitro, uma vez que a falta inicial foi do jogador do Newcastle.

Nova entrada forte do Newcastle
A segunda parte arrancou sem alterações nas duas equipas, e com Lukebakio, de pé quente, a rematar para corte de cabeça de Botman, para canto. Respondeu o Newcastle, aos 52', com Woltemade a rematar para um desvio de António Silva para canto. Na sequência da bola parada, batida por Trippier, Miley surgiu sem marcação mas cabeceou por cima da baliza de Trubin.
Aos 55 minutos foi Jacob Murphy, num remate cruzado, a ver Trubin mergulhar para evitar o 2-0, cedendo mais um canto à formação inglesa. Tentou responder o Benfica, com Lukebakio a servir Barrenechea, mas o remate saiu muito por cima da baliza de Nick Pope.
Dedic saiu lesionado
Aos 61 minutos Dedic caiu no relvado, pedindo assistência, com dores na coxa esquerda, e José Mourinho começou a preparar as primeiras mexidas, tirando o lateral-direito para lançar Ivanovic, enquanto do lado do Newcastle entraram Barnes e Joelinton, nos lugares de Jacob Murphy e Ramsey. Aursnes fixou-se como lateral-direito, mantendo Tomás Araújo na esquerda.
Simples, rápido, eficaz
Aos 71 minutos, após um cruzamento de Lukebakio, Nick Pope lançou com a mão a corrida de Harvey Barnes, que fugiu a António Silva, depois ultrapassou a marcação de Tomás Araújo e rematou cruzado, junto ao poste, batendo Trubin para fazer o 2-0. Simples, rápido, eficaz.
Aos 76 minutos, na sequência de um livre, a castigar falta de Barrenechea, Bruno Guimarães rematou com perigo, mas contra Lukebakio, conquistando mais um canto para os magpies.
Aos 83', depois de Anthony Gordon ter caído na área, pedindo grande penalidade após lance com Richard Ríos, o Newcastle chegou mesmo ao 3-0, com Woltemade a combinar com Anthony Gordon, que serviu Harvey Barnes para o bis. Ruia o castelo de cartas da águia, perante a simplicidade de processos dos ingleses.
Com o triunfo mais que assegurado, Eddie Howe tirou Anthony Gordon, aos 85', para os aplausos, bem como o avançado Nick Woltemade, para apostar em Osula e Elanga. Em cima dos 90' saiu Bruno Guimarães, para a entrada de Willock, que um minuto depois ficou pertíssimo do 4-0, com um desvio ao segundo poste, já depois de Trubin ter negado o cabeceamento de Botman. O Benfica suspirava pelo apito final, que chegou depois de Trubin voar para negar o 4-0 de Joelinton.
Os encarnados caíram em Newcastle, desmoronaram por completo na segunda parte e podem mesmo fechar esta 3.ª jornada no último lugar da Liga dos Campeões, sem qualquer ponto somado.
Homem do jogo Flashscore: Anthony Gordon (Newcastle)
