Inicialmente, o internacional alemão estaria de fora o resto da temporada depois da lesão sofrida durante um estágio no Dubai, em fevereiro. O Arsenal sobreviveu à perda de Havertz e Gabriel Jesus para chegar às meias-finais da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2009, com uma vitória por 5-1 no resultado agregado sobre o Real Madrid.
Arteta afastou as especulações de que Havertz poderia voltar a tempo de enfrentar o Paris Saint-Germain nas meias-finais, mas está no bom caminho para estar disponível caso o Arsenal chegue à final em Munique, a 31 de maio.
"Para as meias-finais? Acho que é muito apertado. Mas se tiver de apostar (em estar disponível) mais cedo do que o esperado, diria que sim. A forma como ele trabalha, todos os dias está no ginásio, a pressionar toda a gente, e acho que não é possível retê-lo por mais tempo", disse Arteta.
A campanha do Arsenal na Europa atenuou o golpe de ver a luta pelo título da Premier League ficar para trás. Os gunners estão a caminho de terminar em segundo lugar pela terceira temporada consecutiva, a 13 pontos do Liverpool, a apenas seis jornadas do fim.
O título pode ser selado já no domingo, caso o Liverpool vença o Leicester e o Arsenal perca com o Ipswich. Arteta quer evitar esse cenário e alertou para o facto de não se poder relaxar no campeonato, uma vez que a qualificação para a Liga dos Campeões da próxima época ainda não está confirmada.
"Vamos certificar-nos de que ganhamos o jogo e que isso não acontece. Precisamos de dar um passo em frente e começar a ganhar os jogos", acrescentou o espanhol sobre a possibilidade de o Liverpool vencer o campeonato no domingo.
