Foi uma semana amarga para o futebol português. Numa batalha ibérica, Benfica (3-1 com Barcelona) e Vitória SC (0-4 com o Betis) foram eliminados e encerram assim a participação portuguesa nas competições continentais.
É altura então de fazer as contas em relação ao tão badalado ranking e de que forma está a luta de Portugal por alcançar os Países Baixos no sexto lugar, que iria garantir a presença de duas equipas na fase principal da Liga dos Campeões, bem como uma terceira numa pré-eliminatória (terceira).
Durante esta época, Portugal somou 16,250 pontos para o ranking. É o melhor registo dos últimos cinco anos (método usado para calcular o coeficiente), com o Benfica a ser a equipa que mais pontuou com 18,750 pontos. Seguiu-se Vitória SC (15,250), Sporting (14,500), FC Porto (9,750) e SC Braga (7,000).
Fez melhor que os Países Baixos (15,250), que também viu todas as equipas eliminadas, e foi o segundo ano consecutivo em que ultrapassou os neerlandeses em termos pontuais. Contudo, a diferença ainda continua grande (4,884), em parte devido aos 19,200 feitos pelos Países Baixos em 2021/22, ano em que o Feyenoord esteve na final da Liga Conferência e que só vão desaparecer das contas daqui a dois anos.
Um eventual sonho de chegar ao quinto lugar está ainda mais longe. Se é verdade que neste momento Portugal (16,250) soma mais pontos que França (16,214), os gauleses ainda têm PSG e Lyon nos quartos de final de Champions e Liga Europa, respetivamente.

O perigo belga
Além de olhar para cima, Portugal também tem de olhar para baixo. Atual oitava classificada, a Bélgica tem ensaiado uma recuperação. Nos últimos cinco anos, fizeram melhor pontuação em dois (2022/23 e 2023/24) e esta temporada ficara a menos de um ponto de Portugal (0,6).
Contas feitas, são 5,416 pontos que separam os dois países, mas nos próximos dois anos vão limpar das contas os melhores anos de Portugal e isso vai permitir uma aproximação ainda maior dos belgas.
Em termos de lugares europeus, não iria alterar muita coisa, mas seria um duro golpe nas aspirações de apanhar o sexto posto e conseguir a vaga extra na Liga dos Campeões.