Mais

Athletic Bilbao em crise: cinco derrotas em seis partidas

Unai Simón não conseguiu travar o remate de Svensson no primeiro golo do Dortmund
Unai Simón não conseguiu travar o remate de Svensson no primeiro golo do DortmundINA FASSBENDER / AFP

Apesar de os rojiblancos terem tido um início perfeito de temporada, com três vitórias nos três primeiros encontros da LaLiga (frente ao Sevilha, Rayo Vallecano e Betis), toda essa efervescência dissipou-se.

A lesão do seu referente, Nico Williams, pode ser uma das razões, mas não a única, que explica esta quebra de rendimento nas últimas jornadas.

O Athletic Bilbao soma cinco derrotas nos seis últimos jogos. É certo que, na Champions, os dois duelos disputados foram frente a adversários de nível superior (Arsenal e Borussia Dortmund), mas não é menos certo que as sensações não são boas.

Os últimos resultados do Athletic Bilbao
Os últimos resultados do Athletic BilbaoFlashscore

A primeira derrota chegou em San Mamés frente ao Alavés (0-1), na LaLiga, na quarta jornada. Depois, foi o Arsenal que assaltou La Catedral na Champions (0-2), num encontro em que os homens de Valverde deram luta, mas acabaram por cair nos minutos finais, com golos de Martinelli e Trossard.

Um único empate

Posteriormente, regressou o campeonato doméstico e os resultados não melhoraram, frente a rivais como o Valência (2-0) e o Girona (1-1), em que pelo potencial do plantel se esperava mais. Por fim, chegaram as derrotas frente ao Villarreal (1-0) e ao Borussia Dortmund (4-1), que deixaram um mau sabor de boca e alguma preocupação no plantel.

"Temos de tentar que a Champions não nos faça mal. Sofres quatro e sais um pouco atordoado. Temos de nos recompor, a Liga chega num instante e o jogo de sábado é importantíssimo para nós", assinalou Ernesto Valverde no final do encontro na Alemanha.

E acrescentou: "Somos uma equipa que, mais ou menos em todos os jogos, temos as nossas opções, tivemos um grande adversário e não nos perdoou. Estivemos apagados na primeira parte, a Champions é uma grande competição e os resultados que temos não nos agradam, mas não queremos que nos gerem dúvidas".

O Athletic Bilbao recebe o Mallorca em casa, visita o Elche depois da pausa e defronta o Qarabag em San Mamés na Champions, numa série de partidas que em Bilbau esperam que seja um ponto de inflexão.